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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Educação ambiental decolonial: perspectiva para construção decolonial em território paradigmático de hegemonia colonial
metadata.dc.creator: Rocha, Davi Maia
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Fábio Pessoa
metadata.dc.contributor.referee1: Barzano, Marco Antonio Leandro
metadata.dc.contributor.referee2: Bispo, Marciléia Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Vieira, Fábio Pessoa
metadata.dc.description.resumo: A educação ambiental como um produto da nossa sociedade moderna, apresenta uma serie de caminhos enviesados em termos paradigmáticos. Assim, alguns pesquisadores da decolonialidade vão tecer críticas fervorosas sobre a necessidade de buscarmos alternativas aos paradigmas sociais hegemónicos que direciona epistemologicamente e teoricamente a educação ambiental, principalmente quanto as objetificações capitalistas de desenvolvimento e sustentabilidade. Dessa forma, a pesquisa aqui apresentada, buscou encontrar caminhos alternativos pela decolonialidade, com referência em estudos de campo e pesquisas que se debruçaram sobre a experiência de povos originários, para desenvolver repertórios educacionais à educação ambiental, propondo que mesmo dentro dos territórios de hegemonia colonialista é possível a elaboração de caminhos decoloniais como será apresentado principalmente no terceiro artigo da dissertação, com a transcrição do relato de experiência como voluntário de uma ONG socioambientalista em trocas com povos originários. Trata-se de um texto elaborado em formato multipaper, tendo como resultado três artigos que seguem uma logica sistemática para alcançar os objetivos e dissertar sobre o tema proposto.
Resumen : Environmental education, as a product of our modern society, presents a series of biased paths in paradigmatic terms. Thus, some researchers of decoloniality will fervently criticize the need to seek alternatives to the hegemonic social paradigms that epistemologically and theoretically directs the environmental education, especially regarding the capitalist objectifications of development and sustainability. Therefore, the research presented here sought to find alternative paths through decoloniality, with reference to field studies and research that focused on the experience of native people, to develop educational repertoires on environmental education, proposing that even within the territories of colonialist hegemony the elaboration of decolonial paths is possible, as will be presented mainly in the third article of the dissertation, with the transcription of the experience report as a volunteer of a socio-environmental NGO in exchanges with native people. It is a text prepared in multipaper format, resulting in three articles that follow a systematic logic to achieve the objectives and discuss the proposed theme.
Palabras clave : Educação Ambiental
Decolonialidade
Terceiro Setor
Povos Originários
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36666
Fecha de publicación : 28-jun-2022
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGEFHC)

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