Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36635
Tipo: Dissertação
Título: Pilates na dança: um estudo a partir do quadril com a memória corporal dos objetos para autonomia e ludicidade
Autor(es): Cabral, Sheila Martins
Primeiro Orientador: Rengel, Lenira Peral
metadata.dc.contributor.referee1: Rengel, Lenira Peral
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Lucas Valentim
metadata.dc.contributor.referee3: Guimarães, Maria Sofia Villas-Bôas
Resumo: Esta pesquisa qualitativa faz reflexões de análises e estuda sobre procedimentos metodológicos, com uma metodologia nomeada "Plano de aula Aberto" em aulas do Método Pilates (Clássico e Contemporâneo), com enfoque direcionado a partir do quadril, para a formação da pessoa. Busca como objetivo investigar a partir da experiência da pessoa com os Métodos e o acessório bola, modos do corpo operar cognitivamente que gerem a construção de conhecimento autônomo em movimento de dança e/ou para a vida. A hipótese que orienta esta pesquisa é a de que esta atenção dirigida pelo professor, desencadeie um processo de autonomia do corpo, ou seja, da pessoa. Aponta para a importância na formação, em virtude da prática do Método colaborar para a construção de ações mais conscientes dos processos cognitivos, surtindo possíveis procedimentos metodológicos a partir da experiência vivida. Como principais referenciais: Paulo Freire (1996) para tratar de autonomia, Lenira Rengel (2015, 2007) para a abordagem do procedimento metafórico do corpo, Bonnie Cohen (2015) na Abordagem Somática, António Damásio (2010) para tratar de imagens corporais, Bondía Larrosa (2002) para falar de experiência, Lúcia Pimentel (2015) para as questões de Método e Metodologia. As atividades foram desenvolvidas de modos presenciais e online (em razão da COVID-19), muitas vezes com objetos/acessórios e outras sem, apenas com os indicativos de imagens metafóricas. Fazendo este trabalho foi percebido a dificuldade de falar sobre esta região do corpo, no entanto o gesto sem palavras foi experienciado. Evidencia-se o Pilates contemporâneo em seu princípio respiratório, como prática em uma abordagem somática desencadeadora de possível contribuição para um aprendizado a partir do movimento como conhecimento. Neste entrelaçamento de saberes realizados com corpos diversos durante as aulas na extensão, os corpos questionaram padrões, manobras de controle, repressões e o não-domínio, como resultante foi construída uma cartilha, "Cartilha de Pilates na Extensão Universitária", que abarcou novos elementos epistemológicos para a pesquisa acadêmica em Dança.
Abstract: This qualitative research reflects on analyzes and studies methodological procedures, with a methodology called ‘Open Lesson Plan’ in Pilates Method classes (Classical and Contemporary), focused from the hip, for the formation of the person. Seeks as an objective to investigate from the person's experience with the Methods and the ball accessory, ways of the body to operate cognitively that manage the construction of autonomous knowledge in dance movement and/or for life. The hypothesis that guides this research is that this attention directed by the teacher, trigger a process of autonomy of the body, that is, of the person. Points out the importance of formation, in virtue of the practice of the Method to collaborate for the construction of more conscious actions of the cognitive processes, giving rise to possible methodological procedures from the lived experience. As main references: Paulo Freire (1996) to deal about autonomy, Lenira Rengel (2015,2007) for the approach of the metaphorical body procedure, Bonnie Cohen (2015) in the Somatic Approach, Antonio Damásio (2010) to deal about body images, Bondía Larrosa (2002) to says about experience, Lúcia Pimentel (2015) for Method and Methodology questions. Activities were carried out in person and online (because of COVID-19), often with objects/accessories and sometimes without, only with the indicative of metaphorical images. In this work, the difficulty of talking about this region of the body was perceived, however the wordless gesture was experienced. Contemporary Pilates is highlighted in its respiratory principle, as a practice in a somatic approach, triggering a possible contribution to learning from movement as knowledge. Extensão In this intertwining of knowledge realized with different bodies during the extension classes, bodies questioned patterns, maneuvers of control, repressions and non- domination, as a result, a booklet was built, 'Pilates booklet in the University Extension', that embraced new epistemological elements for academic research in Dance.
Palavras-chave: Dança - Aspectos fisiológicos
Exercícios físicos - Aspectos fisiológicos
Dança - Estudo e ensino
Pilates, Método
Autonomia
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36635
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Sheila Cabral.pdf4,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.