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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ludus docente: o brincar na formação de professores
Título(s) alternativo(s): Teaching ludus: playing in teacher education
Autor(es): Ribeiro, Vitor Rafael dos Santos
Primeiro Orientador: Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Leila da Franca
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Verônica Domingues
Resumo: A pesquisa intitulada “Ludus docente: o brincar na formação de professores” versa sobre o contexto da formação lúdica de professores de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) Universidade Federal da Bahia (UFBA). Embasado em autores como Luckesi (2014), Brougère (2010), Kishimoto (2002), Fortuna (2018), Aguiar (2021) e Ferreira (2020), a investigação busca entender como a formação lúdica de professores se apresenta no âmbito específico dessa instituição. Nesse contexto de pesquisa, em uma metodologia qualitativa, optou-se pela pesquisa bibliográfica, análise documental e questionários aplicados a estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, com o intuito de levantar informações e dados sobre a realidade da formação lúdica na graduação, tendo como base os estudos e as abordagens teóricas presentes na formação e como essa realidade se apresenta no cotidiano do curso. As vozes dos sujeitos foram significadas e discutidas de acordo com as questões travadas nesta pesquisa: qual a influência do brincar sobre a formação docente? Quais projetos, componentes curriculares e programas de formação incluem a dimensão da ludicidade como experiência de formação? Em complemento à esfera metodológica da pesquisa, foi efetuado o levantamento de documentos legislativos, como meio de refletir e compreender a responsabilidade da universidade para a formação lúdica de professores, uma vez que essa dimensão lúdica, e também sensível, é essencial para a formação de professores e para o consequente trabalho docente, dotada de uma potencialidade enorme para o ensino, por ancorar os saberes desenvolvidos pela atividade lúdica, nas experiências do sujeito e em meios estéticos, sensíveis e críticos oportunizados pela universidade. Este Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia visa contribuir para a produção de reflexões sobre a necessidade de valorização de uma dimensão lúdica da formação docente, repleta de repertórios culturais, linguagens e diversidade na produção de sentidos e significados fundamentais para o exercício docente na Educação Básica.
Abstract: The research entitled “Teaching ludus: playing in teacher training” deals with the context of playful training of Teachers of the Degree in Pedagogy, at the Faculty of Education (FACED) Federal University of Bahia (UFBA). Based on authors such as Luckesi (2014), Brougère (2010), Kishimoto (2002), Fortuna (2018), Aguiar (2021) and Ferreira (2020), the investigation seeks to understand how the ludic training of teachers is presented in the specific scope of this institution. In this research context, in a qualitative methodology, we opted for bibliographic research, document analysis and questionnaires applied to students of the Licentiate in Pedagogy course, with the aim of gathering information and data about the reality of ludic training in graduation, having as based on the studies and theoretical approaches present in the training and how this reality is presented in the daily life of the course. The voices of the subjects were given meaning and discussed according to the questions addressed in this research: what is the influence of playing on teacher training? Which projects, curriculum components and training programs include the ludicity dimension as a training experience? In addition to the methodological scope of the research, a survey of legislative documents was carried out, as a means of reflecting and understanding the responsibility of the university for the ludic training of teachers, since this ludic dimension, and also sensitive, is essential for the formation of teachers and for the consequent teaching work, endowed with an enormous potential for teaching, by anchoring the knowledge developed by the ludic activity, in the experiences of the subject and in aesthetic, sensitive and critical means provided by the university. This Completion Work of the Degree in Pedagogy aims to contribute to the production of reflections on the need to value a ludic dimension of teacher training, full of cultural repertoires, languages and diversity in the production of fundamental senses and meanings for the teaching practice in the basic education.
Palavras-chave: Formação Lúdica
Formação de professores
Ludicidade e pedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36615
Data do documento: 6-Dez-2022
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