Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36600
Tipo: Tese
Título: Desenvolvimento profissional, formação stricto sensu e seus desdobramentos no exercício da docência de professores/as da educação básica: uma abordagem freireana
Título(s) alternativo(s): Professional development, stricto sensu training and its consequences in teaching basic education teachers: a Freirean approach
Autor(es): Cruz, Lilian Moreira
Primeiro Orientador: Ferreira, Lúcia Gracia
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Alba Lúcia
metadata.dc.contributor.referee2: Ferraz, Roselane Duarte
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Ester Maria de Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee4: Araújo, Osmar Hélio Alves
metadata.dc.contributor.referee5: Zen, Giovana Cristina
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar, no desenvolvimento profissional de professores/as da Educação Básica do município de Itapetinga-BA, a formação stricto sensu e os desdobramentos desse processo no exercício da docência, tendo como aporte os princípios da Pedagogia freireana. Como objetivos específicos, foram elencados: i) conhecer os/as professores/as com formação stricto sensu do município de Itapetinga-BA e seus contextos socio-históricos de desenvolvimento profissional; ii) relacionar o desenvolvimento profissional dos/as docentes da Educação Básica de Itapetinga-BA, com formação stricto sensu, aos princípios fundantes da pedagogia freireana; iii) identificar, tomando como aporte os princípios da pedagogia freireana, os desdobramentos da formação stricto sensu para o exercício da docência. Nessa direção, sedimentamos a pesquisa em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória ancorada no paradigma fenomenológico. Para a construção dos dados, utilizamos dois instrumentos: o questionário, respondido por 41 professores/as, e a roda de conversa, que teve 14 participantes. Os dados foram analisados a partir da análise do discurso na perspectiva bakhtiniana. A pesquisa revelou que, por um lado, a formação stricto sensu dos/as docentes foi impactada pela ineficiência das políticas públicas de formação do município de Itapetinga-BA, o que se desdobrou em aspectos como a precariedade do acesso à formação e da permanência nela; o tempo para estudo, os desgastes da saúde, entre outros. Por outro lado, essa formação possibilitou reflexões, questionamentos, mudanças, aprendizagens e descobertas, em um movimento contínuo e não linear, permeados pelos princípios fundantes do pensamento freireano, evidenciando o Desenvolvimento Profissional desses/as professores/as, como este é construído e mobilizado no decorrer da carreira profissional. Foram constatados aspectos que possibilitaram aos/a participantes viabilizar transformações estruturais no exercício da docência, como a mobilização de uma ação educativa contra a educação bancária/desumanizante/opressora; o abandono da consciência ingênua e da passividade, a construção de uma consciência crítica e ativa; a assunção do compromisso com a oferta de uma educação para a vida e a autonomia nas tomadas de decisões; a participação na construção do conhecimento; o posicionamento político e ético na prática educativa, o amadurecimento profissional. Face ao exposto, compreendemos que todas essas mudanças se configuram como Desenvolvimento Profissional Docente, que puderam ser potencializadas pela formação stricto sensu, materializadas no exercício da docência e permeadas pelos princípios freireanos.
Abstract: The general objective of this study was to analyze, in the professional development of Basic Education teachers in the city of Itapetinga-BA, stricto sensu training and the consequences of this process in the teaching practice, based on the principles of Freire's Pedagogy. As specific objectives, the following were listed: i) to get to know teachers with stricto sensu training in the city of Itapetinga-BA and their socio-historical contexts of professional development; ii) relate the professional development of Basic Education teachers in Itapetinga-BA with stricto sensu training to the founding principles of Freire's pedagogy; iii) identify, taking the principles of Freire's pedagogy as a contribution, the developments of stricto sensu training for the exercise of teaching. In this direction, we sediment the research in a qualitative, descriptive and exploratory approach anchored in the phenomenological paradigm. For data construction, we used two instruments: the questionnaire, answered by 41 teachers, and the conversation circle, which had 14 participants. Data were analyzed from the Bakhtinian perspective. The research revealed that, on the one hand, the stricto sensu training of teachers was afected by the inefficiency of public training policies in the city of Itapetinga-BA, which unfolded in aspects such as the precariousness of access to training and permanence in it; the time for study, health problems, among others. On the other hand, this training enabled reflections, questions, changes, learning and discoveries, in a continuous and non-linear movement, permeated by the founding principles of Freire's thought, showing the Professional Development of these teachers, how this is constructed and mobilized over the course of a professional career. Aspects were found that enabled the participants to make structural changes possible in the teaching practice, such as the mobilization of an educational action against banking/dehumanizing/oppressive education; the abandonment of naive conscience and passivity, the construction of a critical and active conscience; the commitment to offer an education for life and autonomy in decision-making; participation in the construction of knowledge; political and ethical positioning in educational practice, professional maturity. In view of the above, we understand that all these changes are configured as Teacher Professional Development, which could be enhanced by stricto sensu training, materialized in the teaching practice and permeated by Freire's principles.
Palavras-chave: Formação docente
Desenvolvimento profissional
Pós-graduação stricto sensu
Paulo Freire - 1921 - 1997
Formação continuada de professor
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36600
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Lilian Moreira Cruz.pdfTese - Lilian Moreira Cruz3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.