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Tipo: Dissertação
Título: Apontamentos sobre a questão racial no currículo-formação em Serviço Social
Título(s) alternativo(s): Notes on the racial question in the curriculum-training in Social Work
Autor(es): Farias, Carolina Barros Santos
Primeiro Orientador: Santos, Georgina Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Magali da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Clemente, Flávia da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa sobre a relação do Serviço Social com a questão racial. Refere-se, especificamente, a como a questão racial é abordada no currículo-formação do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir também de narrativas estudantis acerca da questão racial no Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que utilizou análise documental e entrevista compreensiva para a produção de dados. Foram analisados os documentos jurídico-normativos da profissão para compreender como a questão racial aparece no Código de Ética do Assistente Social (1993), nas Diretrizes curriculares de 2002 – em comparação à proposição de 1999 – e em outros documentos e iniciativas fomentados pela ABEPSS e pelo Conjunto CFESS-CRESS, documentos que exercem profunda influência no currículo-formação em Serviço Social. A entrevista compreensiva foi utilizada com estudantes do curso de Serviço Social da UFBA, no sentido de apreender como esse público percebe a abordagem da questão racial no currículo-formação de Serviço Social. Os resultados apontam que a questão racial aparece discretamente nos documentos jurídico-normativos. No PPP ela é discutida em algumas disciplinas, no entanto, em alguns componentes, a questão racial não consta nos referenciais bibliográficos recomendados. As estudantes entrevistadas constatam o avanço do curso em relação à transversalização da questão racial no currículo-formação, mas reconhecem que as mudanças ocorrem de forma lenta. O curso de Serviço Social da UFBA tenta promover a incorporação da questão racial no currículo-formação, porém ainda reflete a história da profissão que secundariza a questão racial.
Abstract: This dissertation is the result of a research on the relationship of Social Work with the racial question. It refers specifically to how the racial question is addressed in the curriculum-formation of the Social Work course of the Federal University of Bahia (UFBA), also from student narratives about the racial question in the Political-Pedagogical Project (PPP) of the course. This is a qualitative, exploratory and descriptive study that used documentary analysis and comprehensive interview for data production. The legal and normative documents of the profession were analyzed to understand how the racial question appears in the Code of Ethics of the Social Worker (1993), curriculum guidelines of 2002 – compared to the 1999 proposal – and other documents and initiatives promoted by ABEPSS and by the CFESS-CRESS Set, documents that exert profound influence on the curriculum-training in Social Work. The comprehensive interview was used with students of the Social Work course at UFBA, in order to apprehend how this public perceives the approach of racial question in the Social Work curriculum-training. The results indicate that the racial question appears discreetly in the legal-normative documents. In PPP it is discussed in some disciplines, however, in some components, the racial question is not included in the recommended bibliographic references. The interviewed students note the progress of the course in relation to the transversalization of the racial question in the curriculum-training, but recognize that changes occur slowly. The Social Work course at UFBA tries to promote the incorporation of the racial question in the curriculum-training, but it still reflects the history of the profession that secondary the racial question.
Palavras-chave: Questão racial
Currículo-formação
Serviço Social
Universidade Federal da Bahia
Interdisciplinaridade
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
Ciências Humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) 
Citação: FARIAS, Carolina Barros Santos. Apontamentos sobre a questão racial no currículo-formação em Serviço Social. 2022. 245f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36594
Data do documento: 12-Dez-2022
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