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dc.creatorFarias, Carolina Barros Santos-
dc.date.accessioned2023-02-06T14:10:57Z-
dc.date.available2023-02-06T14:10:57Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationFARIAS, Carolina Barros Santos. Apontamentos sobre a questão racial no currículo-formação em Serviço Social. 2022. 245f. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36594-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research on the relationship of Social Work with the racial question. It refers specifically to how the racial question is addressed in the curriculum-formation of the Social Work course of the Federal University of Bahia (UFBA), also from student narratives about the racial question in the Political-Pedagogical Project (PPP) of the course. This is a qualitative, exploratory and descriptive study that used documentary analysis and comprehensive interview for data production. The legal and normative documents of the profession were analyzed to understand how the racial question appears in the Code of Ethics of the Social Worker (1993), curriculum guidelines of 2002 – compared to the 1999 proposal – and other documents and initiatives promoted by ABEPSS and by the CFESS-CRESS Set, documents that exert profound influence on the curriculum-training in Social Work. The comprehensive interview was used with students of the Social Work course at UFBA, in order to apprehend how this public perceives the approach of racial question in the Social Work curriculum-training. The results indicate that the racial question appears discreetly in the legal-normative documents. In PPP it is discussed in some disciplines, however, in some components, the racial question is not included in the recommended bibliographic references. The interviewed students note the progress of the course in relation to the transversalization of the racial question in the curriculum-training, but recognize that changes occur slowly. The Social Work course at UFBA tries to promote the incorporation of the racial question in the curriculum-training, but it still reflects the history of the profession that secondary the racial question.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuestão racialpt_BR
dc.subjectCurrículo-formaçãopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.otherRacial questionpt_BR
dc.subject.otherCurriculum-trainingpt_BR
dc.subject.otherSocial Workpt_BR
dc.subject.otherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subject.otherInterdisciplinaritypt_BR
dc.titleApontamentos sobre a questão racial no currículo-formação em Serviço Socialpt_BR
dc.title.alternativeNotes on the racial question in the curriculum-training in Social Workpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade (PPGEISU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5790-4121pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319710990374005pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Magali da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133793716452449pt_BR
dc.contributor.referee2Clemente, Flávia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3845365828533014pt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Rita de Cássia Dias Pereira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0676057096135939pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9700-8487pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5853383100190048pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa sobre a relação do Serviço Social com a questão racial. Refere-se, especificamente, a como a questão racial é abordada no currículo-formação do curso de Serviço Social da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir também de narrativas estudantis acerca da questão racial no Projeto Político-Pedagógico (PPP) do curso. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que utilizou análise documental e entrevista compreensiva para a produção de dados. Foram analisados os documentos jurídico-normativos da profissão para compreender como a questão racial aparece no Código de Ética do Assistente Social (1993), nas Diretrizes curriculares de 2002 – em comparação à proposição de 1999 – e em outros documentos e iniciativas fomentados pela ABEPSS e pelo Conjunto CFESS-CRESS, documentos que exercem profunda influência no currículo-formação em Serviço Social. A entrevista compreensiva foi utilizada com estudantes do curso de Serviço Social da UFBA, no sentido de apreender como esse público percebe a abordagem da questão racial no currículo-formação de Serviço Social. Os resultados apontam que a questão racial aparece discretamente nos documentos jurídico-normativos. No PPP ela é discutida em algumas disciplinas, no entanto, em alguns componentes, a questão racial não consta nos referenciais bibliográficos recomendados. As estudantes entrevistadas constatam o avanço do curso em relação à transversalização da questão racial no currículo-formação, mas reconhecem que as mudanças ocorrem de forma lenta. O curso de Serviço Social da UFBA tenta promover a incorporação da questão racial no currículo-formação, porém ainda reflete a história da profissão que secundariza a questão racial.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACpt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
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