Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36580
Tipo: Tese
Título: Três estudos sobre o ProfMat: mensagem pedagógica, recontextualização e a abordagem de conceitos matemáticos
Autor(es): Souza, Ilvanete dos Santos de
Primeiro Orientador: Barbosa, Jonei Cerqueira
metadata.dc.contributor.referee1: Luna, Ana Virginia de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de
metadata.dc.contributor.referee3: Giraldo, Victor Augusto
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira, Andreia Maria Pereira de
metadata.dc.contributor.referee5: Barbosa, Jonei Cerqueira
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a participação de professores em uma turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat). A tese está organizada em formato multipaper, composta pela coletânea de três artigos e, para o entendimento dessa participação, três objetivos direcionam a pesquisa: identificar e caracterizar que mensagens de educação matemática são comunicadas na prática pedagógica no contexto de uma turma do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional; caracterizar os textos que circulam na prática pedagógica da educação básica, que são recontextualizados da prática pedagógica de uma turma do ProfMat; analisar como conceitos matemáticos presentes nos programas da educação básica são realizados em uma turma do programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Trata-se de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa. Para produção dos dados, como procedimentos foram utilizados a observação de aula, as entrevistas e a análise documental. As observações foram a forma prioritária de produção de dados, e aconteceram em duas etapas. A primeira etapa compreendeu uma única turma de um polo do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat); nesse contexto, foram observadas todas as aulas das disciplinas: Números e Funções reais; Matemática Discreta; Geometria e Aritmética. Essas são as disciplinas básicas do curso, ou seja, são as disciplinas que todos os acadêmicos frequentam obrigatoriamente. Na segunda etapa, observamos duas salas de aula da educação básica do Ensino Fundamental - Anos Finais em duas escolas diferentes, uma escola municipal e a outra escola estadual. A forma de registro das observações deu-se por meio de diário de campo. Nesta pesquisa, os dados foram analisados a partir de conceitos da teoria de Basil Bernstein. Os resultados do primeiro artigo sugerem diferentes formas de seleção, sequenciamento e compassamento da prática pedagógica, além de uma variação no enquadramento, tendendo a mais forte ou mais fraco. Já o segundo artigo aponta que as mensagens sobre educar matematicamente observadas reforçam o propósito previsto nos documentos oficiais do programa de que a “melhoria da prática pedagógica” acontece por meio do “domínio aprofundado de conteúdo matemático”. Os indícios da recontextualização, nas práticas pedagógicas, dos textos que circulam nesse programa de formação são deslocados para a prática pedagógica na educação básica com dois intuitos: de incorporá-los às práticas pedagógicas ou de negá-los. Concluimos que a ênfase na matemática acadêmica e a pouca relação com o contexto da sala de aula da educação básica podem favorecer para que os textos oriundos desse programa sejam negados pelos professores. Por fim, no último artigo, os resultados reforçam o distanciamento entre as realizações de conceitos matemáticos nesse programa em relação à educação básica, pois não há espaço para discussões sobre como os professores realizam estes conceitos nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio, o que denota um forte insulation. Os três estudos convergem no sentido de apontar como acontece a participação dos professores no ProfMat, seja por meio da mesagem pedagógica, da recontextualização e da comunicação de conceitos matemáticos.
Abstract: This research had as its object of study the participation of teachers in a class of the Professional Master's in Mathematics in the National Network (ProfMat). The thesis is organized in a multi-paper format, composed of a collection of three articles and, to understand this participation, three objectives guide the research: to identify and characterize which messages of mathematics education are communicated in the pedagogical practice in the context of a group of the Professional Master's in Mathematics in the National Network; to characterize the texts that circulate in the pedagogical practice of basic education, which are recontextualized from the pedagogical practice of a ProfMat class; to analyze how mathematical concepts present in basic education programs are carried out in a class of the Professional Master in Mathematics program in the National Network. This is empirical research with a qualitative approach. Classroom observation, interviews, and document analysis were used as procedures for data. Observations were the primary form of data production and took place in two stages. The first stage comprised a single class from a pole of the Professional Master in Mathematics in National Network (ProfMat); in this context, all classes of the subjects were observed: Numbers and Real Functions; Discrete Mathematics; Geometry and Arithmetic. These are the basic subjects of the course, that is, they are the subjects that all academics must attend. In the second stage, two classrooms of basic education of Elementary School - Final Years were observed in two different schools, one municipal school, and the other state school. Observations were recorded using a field diary. In this research, the data were analyzed based on Basil Bernstein's theory concepts. The results of the first article suggest different forms of selection, sequencing, and timing of pedagogical practice, in addition to a variation in the framework, tending to be stronger or weaker. The second article points out that the messages about educate mathematically observed reinforce the purpose foreseen in the official documents of the program that the “improvement of pedagogical practice” happens through the “deep mastery of mathematical content.” The evidence of the recontextualization, in the pedagogical practices, of the texts that circulate in this training program are transferred to the pedagogical practice in basic education with two aims: to incorporate them into pedagogical practices or to deny them. It was concluded that the emphasis on academic mathematics and the little relationship with the context of the basic education classroom might favor the teachers' denial of texts from this program. Finally, in the last article, the results reinforce the gap between mathematical concepts' achievements in this program and basic education, as there is no space for discussions about how teachers realize these concepts in the Final Years of Elementary and High School, which denotes strong insulation. The three studies converge in the sense of pointing out how the participation of teachers in ProfMat happens, whether through pedagogical messages, recontextualization or the communication of mathematical concepts.
Palavras-chave: Prática Pedagógica
Mestrado Profissional em Rede Nacional
Educar Matematicamente
Recontextualização
Professores de Matemática
Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática
Formação continuada
Conceito matemático
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36580
Data do documento: 3-Fev-2022
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese versão final.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons