Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36521
Tipo: Dissertação
Título: Impactos de marcadores sociais na trajetória escolar dos alunos do Ifes Nova Venécia: desafios e possibilidades para a construção de uma política de ações afirmativas
Autor(es): Angeli, Thaína Rodrigues Gava
Primeiro Orientador: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Sílvia Maria Leite de
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Gabriel Swahili Sales de
Resumo: A pesquisa em questão é um projeto de intervenção que objetiva compreender o problema da inclusão e permanência na instituição na qual estou inserida e contribuir para a sua superação. Partindo de uma inquietação pessoal, realizamos um estudo de caso no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Nova Venécia, uma unidade caso. O tema estudado foi “políticas de ações afirmativas” e buscamos discutir os impactos dos marcadores sociais de gênero, raça e classe na trajetória escolar dos alunos. Tem como problema de pesquisa: “quais os impactos dos marcadores sociais gênero, raça e classe na trajetória escolar (rendimento/evasão/conclusão do curso) de alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Nova Venécia? E, especialmente, como tais marcadores impactam o percurso de ingressantes na instituição pelo sistema de cotas?”. A pesquisa vem dialogando com os seguintes autores da área: Arroyo (2010), Novoa (2020), Gomes (2012), Coulon (2011), Sampaio (2011), Haddad (2012), Hirano, Almeida et al (2018), entre outros. Embora tenha uma fase introdutória quantitativa, a pesquisa é primordialmente qualitativa quanto à abordagem do problema, pela análise documental, pelo estudo de caso e pela realização de entrevistas. O estudo teve como público alvo os alunos ingressantes nos cursos Técnicos Integrados em Edificações e em Mineração, que são os cursos ofertados pelo campus na modalidade de ensino médio integrado, no período de 2010 a 2020. A primeira fase da pesquisa consistiu na extração de dados do Sistema “Qacadêmico”, obtendo então dados quantitativos, agrupados e sem identificação pessoal, sobre o perfil dos alunos. Na segunda fase, aconteceram as entrevistas realizadas com servidores lotados nas coordenadorias de Registro Acadêmico, Gestão Pedagógica e Assistência à Comunidade, com a direção geral e com três docentes, a fim de compreender, a partir da atuação profissional destes, a relação dos marcadores sociais na trajetória do discente dentro do campus. As análises combinadas dos dados do sistema e das entrevistas nos mostrou o objeto estudado através de múltiplos olhares. A comparação da entrada dos alunos tendo por base esses três marcadores sociais (gênero, raça e classe) antes e depois da adoção das cotas permite analisar como há uma interseccionalidade entre essas dimensões. Da mesma maneira, a pesquisa indicou que não se deve abrir mão dos diferentes marcadores sociais, mais notadamente o de raça, se quisermos reverter a situação de discriminação histórica do grupo dos negros. Assim, como resultado da pesquisa, foi elaborada uma proposta interventiva que apresenta diretrizes para a formulação de uma política de ações afirmativas do Ifes.
Abstract: The research in question is an intervention project that aims to understand the problem of inclusion and permanence in the institution in which I am inserted and to contribute to its overcoming. Starting from a personal concern, we carried out a case study at the Federal Institute of Espírito Santo - Campus Nova Venécia, a case unit. The subject studied was “affirmative action policies” and we sought to discuss the impacts of social markers of gender, race and class on the students' school trajectory. Its research problem is: “what are the impacts of gender, race and class social markers on the school trajectory (income/dropout/course completion) of Integrated High School students at Campus Nova Venécia? And, especially, how do such markers impact the path of newcomers to the institution through the quota system?”. The research has been dialoguing with the following authors in the area: Arroyo (2010), Novoa (2020), Gomes (2012), Coulon (2011), Sampaio (2011), Haddad (2012), Hirano, Almeida et al (2018), between others. Although it has a quantitative introductory phase, the research is primarily qualitative in terms of approaching the problem, through document analysis, case studies and interviews. The study had as its target audience students entering the Integrated Technical courses in Buildings and Mining, which are the courses offered by the campus in the form of integrated high school, in the period from 2010 to 2020. The first phase of the research consisted of extracting data of the “Qacadêmico” System, thus obtaining quantitative data, grouped and without personal identification, on the profile of the students. In the second phase, interviews were carried out with civil servants assigned to the Academic Registration, Pedagogical Management and Community Assistance coordinations, with the general direction and with three professors, in order to understand, based on their professional performance, the relationship of social markers in the trajectory of the student within the campus. The combined analyzes of the system data and the interviews showed us the object studied through multiple perspectives. The comparison of student input based on these three social markers (gender, race and class) before and after the adoption of quotas allows us to analyze how there is intersectionality between these dimensions. Likewise, the survey indicated that different social markers should not be abandoned, most notably race, if we want to reverse the situation of historical discrimination against the black group. Thus, as a result of the research, an intervention proposal was elaborated that presents guidelines for the formulation of an affirmative action policy at Ifes.
Palavras-chave: Marcadores sociais
Equidade
Ações Afirmativas
Programas de ação afirmativa
Igualdade na educação
Permanência na escola
Sistema de cotas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Campus Nova Venécia) - Estudo de casos
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Educação: Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas(MPED) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36521
Data do documento: 19-Dez-2022
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJETOFINAL_THAINAGAVA_FICHA.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons