Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36485
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Semestre Letivo Suplementar 2020 na UFBA: uma análise documental.
Título(s) alternativo(s): Supplementary Academic Semester 2020 at UFBA: a documental analysis.
Autor(es): Cerqueira, Jaqueline de Santana
Primeiro Orientador: Pretto, Nelson de Luca
metadata.dc.contributor.referee1: Pretto, Nelson De Luca
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lilian Bartira Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Ana Regina
Resumo: A pandemia da Covid-19 foi fator decisivo para que instituições educacionais tivessem que, imediata e compulsoriamente, se organizar para oferecer alternativas de ensino durante o período de confinamento, sobretudo, a partir de soluções digitais. O presente trabalho de conclusão de curso, portanto, tem por objetivo compreender os movimentos realizados pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) durante o período de isolamento físico causado pela pandemia da COVID-19. O estudo foi de natureza qualitativa. Como instrumento de pesquisa foram consultas aos sites oficiais UFBA, Congresso Nacional, Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, com a finalidade de mapear e analisar a documentação legislativa publicada por tais instituições. Os resultados demonstram que a UFBA buscou realizar ações, apoiado em publicações de normas e portarias, para desenvolver um semestre singular em sua história, a partir do ensino remoto de emergência mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pretensão era manter a universidade ativa, mas de modo seguro para todos. Concluímos, que considerando o ineditismo do cenário pandêmico e o isolamento físico a universidade conseguiu instituir o semestre suplementar. Contudo, foram observadas limitações quanto à formação dos professores em TDIC, que foi inexistente ou aligeirada, estudantes em condições de vulnerabilidade econômica que não tinham condições de participar das atividades acadêmicas, bem como técnicos administrativos que não tinham totais condições de executar as atividades previstas pela universidade.
Abstract: The Covid-19 pandemic was a decisive factor for educational institutions to have that, immediately and compulsorily, organize itself to offer teaching alternatives during the confinement period, mainly from digital solutions. THE This course conclusion work, therefore, aims to understand the movements carried out by the Federal University of Bahia (UFBA) during the period of physical isolation caused by the COVID-19 pandemic. The study was of a nature qualitative. As a research tool, queries were made to the official UFBA websites, National Congress, National Council of Education, Ministry of Education, with the purpose of mapping and analyzing the legislative documentation published by such institutions. The results show that UFBA sought to carry out actions, supported by in publications of norms and ordinances, to develop a singular semester in its history, from remote emergency teaching mediated by Technologies Digital Information and Communication (TDIC). The intention was to keep the university active but safe for everyone. We conclude that considering the originality of the pandemic scenario and physical isolation, the university was able to institute the extra semester. However, limitations were observed regarding the formation of teachers in TDIC, which was non-existent or lightened, students in conditions of economic vulnerability who were unable to participate in activities academic, as well as administrative technicians who did not have full conditions of perform the activities planned by the university.
Palavras-chave: Ensino remoto emergencial
Tecnologia digital
Pandemia
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36485
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Jaqueline Cerqueira-VERSÃO FINAL.pdf898,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons