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Tipo: Dissertação
Título: Formação Inicial de professoras em tempos vir[tu]ais: sentidos e significados de licenciandas em Pedagogia da UFBA
Título(s) alternativo(s): Inicial training of teachers in virt[tu]al Times: senses and meanings of undergraduates in pedagogy at UFBA
Autor(es): Alves, Pietro Matheus Bompet Fontoura
Primeiro Orientador: Pretto, Nelson De Luca
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Pretto, Nelson De Luca
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Rejane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo analisar como as professoras em formação do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia concebem as tecnologias digitais. Nesta investigação, entende-se por “professoras em formação” o conjunto de licenciandos e licenciandas matriculados/as no curso de Pedagogia da UFBA, tendo em vista a histórica predominância feminina. Desta forma, a questão de pesquisa é apresentada como segue: Como as professoras em formação do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia concebem as tecnologias digitais? Para fundamentação teórica e analítica, elegeu-se autoras/es voltados à Formação de Professores como Curado Silva (2021b; 2021b; 2018; 2017; 2008), Imbernón (2011), Freire (2021; 2020) e Esteban (2005); bem como autoras/es que dedicam suas pesquisas para Tecnologias Digitais, Cultura Digital e Educação, como Pretto (2017; 2013), Castells (2008), Bonilla (2019), Edméa Santos (2019) e Evangelista (2021); além de teóricas/os relacionadas/os aos estudos do Currículo como Arroyo (2013), Pacheco (2005; 2001), Roldão (1999) e Macedo (2017). Enquanto procedimentos metodológicos, optou-se pela abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho descritivo-analítico, com adoção da pesquisa participante (BRANDÃO; STRECK, 2006; FREIRE, 2021) para compreensão dos significados e percepções atribuídas pelas professoras em formação de Pedagogia a respeito das tecnologias digitais em sua trajetória de formação inicial; e pesquisa documental para análise dos documentos legais da Educação brasileira e Projeto Político-Pedagógico do Curso. Foram utilizadas, como instrumento de pesquisa, a entrevista semiestruturada com a participação de licenciandas em Pedagogia que aceitaram participar da pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, autorizando a gravação das falas das entrevistadas. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da metodologia de análise denominada núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2013; 2006), para categorização e interpretação. As entrevistas foram transcritas com fidedignidade, mantendo o sigilo dos nomes das professoras em formação e, feitas as leituras flutuantes, aglutinação dos pré-indicadores e articulação dos indicadores em núcleos de significação, foram analisadas as relações inter/extra núcleos em sequência. Como resultado, destacamos os sentidos e significados atribuídos às duas concepções discordantes acerca das tecnologias digitais, quais sejam: i) utilitarismo, com associação restrita à dimensão técnica do uso e reproduções de práticas pré-estabelecidas, sendo essas vistas apenas como recursos ou ferramentas tecnológicas e; ii) de produção coletiva e crítica de conhecimentos, bem como possibilidade de interconexão entre os sujeitos em sociedade, em específico, imersa no contexto virtual. Assim, concluímos que há um descompasso entre as discussões acerca das tecnologias digitais no curso de Pedagogia e os campos de atuação da/o [futura/o] Pedagoga/o, com olhar atento à Educação Básica; bem como a ampliação dos estudos e atividades curriculares que envolvam as tecnologias digitais na formação em Pedagogia da FACED/UFBA.
Abstract: This dissertation aims to analyze how the teachers in training of the Pedagogy course at the Federal University of Bahia conceive digital technologies. In this investigation, “teachers in training” is understood as the group of undergraduates enrolled in the Pedagogy course at UFBA, in view of the historical predominance of women. In this way, the research question is presented as follows: How do the teachers in training process of the Pedagogy course at the Federal University of Bahia conceive digital technologies? For theoretical and analytical foundation, authors focused on Teacher Education were selected, such as Curado Silva (2021b; 2021b; 2018; 2017; 2008), Imbernón (2011), Freire (2021; 2020) and Esteban (2005); as well as authors who dedicate their research to Digital Technologies, Digital Culture and Education, such as Pretto (2017; 2013), Castells (2008), Bonilla (2019), Edméa Santos (2019) and Evangelista (2021); in addition to theorists related to Curriculum studies such as Arroyo (2013), Pacheco (2005; 2001), Roldão (1999) and Macedo (2017). As methodological procedures, a qualitative research approach was chosen, with a descriptive-analytical nature, with the adoption of participant research (BRANDÃO; STRECK, 2006; FREIRE, 2021) to understand the meanings and perceptions attributed by teachers in Pedagogy training when it comes to digital technologies in their trajectory of initial training; and documentary research to analyze the legal documents of Brazilian Education and the Course's Political-Pedagogical Project. Semi-structured interviews were used as a research instrument, with the participation of undergraduates in Pedagogy who agreed to participate in the research and signed the Informed Consent Form, authorizing the recording of the interviewees' speeches. The research data were analyzed based on the analysis methodology called meaning cores (AGUIAR; OZELLA, 2013; 2006), for categorization and interpretation. The interviews were faithfully transcribed, keeping the names of the teachers in training confidential and, after the floating readings, agglutination of the pre-indicators and articulation of the indicators into meaning nuclei, the inter/extra nuclei relationships were analyzed in sequence. As a result, we highlight the senses and meanings attributed to the two discordant conceptions about digital technologies, namely: i) utilitarianism, with a restricted association to the technical dimension of use and reproductions of pre-established practices, which are seen only as resources or tools technological and; ii) collective and critical production of knowledge, as well as the possibility of interconnection between subjects in society, in particular, immersed in the virtual context. Thus, we conclude that there is a mismatch between the discussions about digital technologies in the Pedagogy course and the fields of action of the [future/o] Pedagogue/o, with an attentive eye on Basic Education; as well as the expansion of studies and curricular activities involving digital technologies in Pedagogy training at FACED/UFBA.
Palavras-chave: Formação inicial de professoras
Tecnologias digitais
Licenciatura em Pedagogia
UFBA
Professoras - Formação - Efeito das inovações tecnológicas
Tecnologia digital
Licenciatura
Pedagogia
Currículos
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36431
Data do documento: 7-Dez-2022
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