Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36405
Tipo: Tese
Título: O ensino da evolução biológica como uma das mediações no desenvolvimento do pensamento teórico de conteúdo materialista: um enfoque histórico-crítico
Título(s) alternativo(s): The teaching of biological evolution as one of the mediations in the development of theoretical thinking with materialist content: a historical-critical approach.
Autor(es): Neves, Márcia Luzia Cardoso
Primeiro Orientador: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Martins, Lígia Márcia
metadata.dc.contributor.referee1: Taffarel, Celi Nelza Zulke
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Lígia Márcia
metadata.dc.contributor.referee3: Sá, Maria Roseli Gomes Brito de
metadata.dc.contributor.referee4: Carvalho, Marize Souza
metadata.dc.contributor.referee5: Rosa, Júlia Mazinini
Resumo: Após verificar o contexto das atuais reformas educacionais, o balanço da produção do conhecimento sobre a teoria da evolução, as tendências que são hegemônicas atualmente nas pesquisas sobre o ensino da teoria da evolução, a tese defende os pressupostos da teoria histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica para tratar do conhecimento clássico sobre a teoria da evolução no currículo da educação básica. O problema científico nos leva a indagar sobre o desenvolvimento do pensamento teórico, rigorosamente abstrato das crianças e adolescentes, a partir do trato com o conhecimento clássico da teoria da evolução, observando leis do ensino e do pensamento na perspectiva dialética, materialista e histórica. O objetivo geral foi demonstrar o alcance das teorias/tendências hegemônicas do ensino de evolução na relação com desenvolvimento do pensamento teórico. Confirmamos a hipótese de pesquisa: as tendências/teorias atuais que prevalecem nas pesquisas sobre a teoria da evolução na sua maioria não exploram o potencial desenvolvente do ensino de biologia no que tange à superação do pensamento concreto-abstrato, em direção ao pensamento teórico, rigorosamente abstrato. Realizou-se, assim, uma análise teórica que implicou na revisão bibliográfica, no balanço da produção do conhecimento sobre a teoria da evolução e na elaboração de pressupostos que orientam o processo de transmissão-assimilação do conhecimento sobre a teoria da evolução.
Abstract: After verify the context of the current educational reforms, the production balance of knowledge about the theory of Evolution and the hegemonic tendencies that are present in most researches in the teaching of the theory of Evolution, this thesis defends the presupposition of the historical-cultural theory and the historical-critical pedagogy to deal with the basic knowledge about the theory of Evolution present in the curricular basis of the elementary education. The scientific problem/thesis leads to inspect the process of development of the strictly abstract theoretical way of thinking of children and teenagers, especially when it comes to dealing with the classical learning of the theory of Evolution, observing the laws of teaching and thought in a historical, dialectical and materialist perspective. The main goal - of this thesis - is to demonstrate the real range of the current hegemonic theories/tendencies, principally when it comes to teaching the theory of Evolution in the theoretical sense of thinking. Later on, we confirm it the hypothesis of the research: the current tendencies/theories – whereon prevails in the majority of the researches about the theory of Evolution – don’t explore the full potential about the teaching of biology, specifically when it came in terms of overcoming the concrete and abstract thinking, prioritizing the abstract aspect only - defined by its scientific accuracy. Therefore, our theoretical analysis led us to a curious bibliographical revision in the production of knowledge about the theory of Evolution and the development of the premises that guides the process of transmission-assimilation of knowledge about the theory of Evolution itself.
Palavras-chave: Evolução (Biologia) - Estudo e ensino
Teoria histórico-cultural
Pedagogia histórico-crítica
Materialismo histórico-dialético
Construtivismo (Educação)
Crítica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: NEVES, M. L. C.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36405
Data do documento: 4-Nov-2022
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Doutorado.pdfTESE1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.