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Tipo: Dissertação
Título: Representação da violência nas letras de rap de Dory de Oliveira e Kmila CDD.
Título(s) alternativo(s): Representation of violence in rap lyrics by Dory de Oliveira and Kmila CDD.
Autor(es): Jesus, Cleziane Santos de
Primeiro Orientador: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Câmara, Antônio da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Anderson de Jesus
metadata.dc.contributor.referee3: Freire, Rebeca Sobral
Resumo: O hip hop iniciou-se como expressão cultural e de lazer de jovens pobres e como um movimento de resistência e protesto. Acentua-se no movimento o seu caráter de reivindicação por direito e inclusão social e por ser instrumento para diversão da juventude. Por suas características urbanas o movimento sempre ocupou as ruas, ou seja, os espações públicos da cidade, o que provocou um apagamento das mulheres, devido ao culto a domesticidade criada em torno no gênero feminino. Isso resultou na presença das mulheres em papeis secundarizados afastando-as do ambiente de apresentação e produção que só começa a mudar por volta dos anos 2000, quando percebemos uma maior inserção delas, questionando seus papeis de gênero. Deste modo, esta pesquisa busca compreender de que forma o rap de Dory de Oliveira e Kmila CDD, representam a violência da vida cotidiana das mulheres nas letras de suas músicas. A partir do processo da decomposição (decupagem) das canções, somado aos conteúdos biográficos e com os contextos sociohistóricos e culturais que constituem essas produções. Torna-se evidente com as análises que discussões que fora negligenciado por muito tempo toma corpo a partir dessas letras, que agora coloca luz sobre questões do machismo socialmente presente e o reflexo deste dentro do hip hop, pensando a violência em seus diversos aspectos, os estereótipos de mulher construído socialmente presente nas letras mais tradicionais, denunciando a subjugação de seus lugares dentro desse espaço simplesmente por ser mulher.
Abstract: Hip hop began as a cultural and leisure expression for poor and young people and as a movement of resistance and protest. The movement’s character of claiming for rights and social inclusion and for being an instrument for the entertainment of youth is accentuated. Due to its urban characteristics, the movement has always occupied the streets, the city’s public places, which caused an erasure of women, due to the cult of a domestic life created around the female gender. This resulted in secondary roles for women, moving them away from presentation and production environment, that started to change only around the 2000s, when we noticed a greater insertion of them, questioning their gender roles. In this way, this research seeks to understand how the rap made by Dory de Oliveira and Kmila CDD represent the violence of women’s daily life in the lyrics of their songs. From the decomposition process (decoupage) of the songs, added to the biographical contents and with the socio-historical and cultural contexts that constitute these productions. It becomes evident with the analysis that discussions that had been neglected for a long time appears from these lyrics that now shed light on issues of socially present sexism and its reflection within hip hop, thinking about violence in its multiple aspects, how the socially created stereotypes about women appears in the most traditional lyrics, denouncing the subjugation of their hip hop roles just for being a woman.
Palavras-chave: Hip Hop (Cultura popular)
Rap (Música)
Mulheres
Mulheres negras
Arte e Sociedade
Identidade e gênero
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36374
Data do documento: 25-Mai-2022
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