Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36374
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Cleziane Santos de-
dc.date.accessioned2022-12-06T17:54:12Z-
dc.date.available2022-12-06T17:54:12Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36374-
dc.description.abstractHip hop began as a cultural and leisure expression for poor and young people and as a movement of resistance and protest. The movement’s character of claiming for rights and social inclusion and for being an instrument for the entertainment of youth is accentuated. Due to its urban characteristics, the movement has always occupied the streets, the city’s public places, which caused an erasure of women, due to the cult of a domestic life created around the female gender. This resulted in secondary roles for women, moving them away from presentation and production environment, that started to change only around the 2000s, when we noticed a greater insertion of them, questioning their gender roles. In this way, this research seeks to understand how the rap made by Dory de Oliveira and Kmila CDD represent the violence of women’s daily life in the lyrics of their songs. From the decomposition process (decoupage) of the songs, added to the biographical contents and with the socio-historical and cultural contexts that constitute these productions. It becomes evident with the analysis that discussions that had been neglected for a long time appears from these lyrics that now shed light on issues of socially present sexism and its reflection within hip hop, thinking about violence in its multiple aspects, how the socially created stereotypes about women appears in the most traditional lyrics, denouncing the subjugation of their hip hop roles just for being a woman.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectHip Hop (Cultura popular)pt_BR
dc.subjectRap (Música)pt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectArte e Sociedadept_BR
dc.subjectIdentidade e gêneropt_BR
dc.subject.otherHip hop (Popular culture)pt_BR
dc.subject.otherRap (Music)pt_BR
dc.subject.otherWomenpt_BR
dc.subject.otherBlack womenpt_BR
dc.subject.otherArt and Societypt_BR
dc.subject.otherIdentity and genderpt_BR
dc.titleRepresentação da violência nas letras de rap de Dory de Oliveira e Kmila CDD.pt_BR
dc.title.alternativeRepresentation of violence in rap lyrics by Dory de Oliveira and Kmila CDD.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Câmara, Antônio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4868229187967997pt_BR
dc.contributor.referee1Câmara, Antônio da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4868229187967997pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Anderson de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2178528717171867pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Rebeca Sobral-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8439365413439002pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1851333172415598pt_BR
dc.description.resumoO hip hop iniciou-se como expressão cultural e de lazer de jovens pobres e como um movimento de resistência e protesto. Acentua-se no movimento o seu caráter de reivindicação por direito e inclusão social e por ser instrumento para diversão da juventude. Por suas características urbanas o movimento sempre ocupou as ruas, ou seja, os espações públicos da cidade, o que provocou um apagamento das mulheres, devido ao culto a domesticidade criada em torno no gênero feminino. Isso resultou na presença das mulheres em papeis secundarizados afastando-as do ambiente de apresentação e produção que só começa a mudar por volta dos anos 2000, quando percebemos uma maior inserção delas, questionando seus papeis de gênero. Deste modo, esta pesquisa busca compreender de que forma o rap de Dory de Oliveira e Kmila CDD, representam a violência da vida cotidiana das mulheres nas letras de suas músicas. A partir do processo da decomposição (decupagem) das canções, somado aos conteúdos biográficos e com os contextos sociohistóricos e culturais que constituem essas produções. Torna-se evidente com as análises que discussões que fora negligenciado por muito tempo toma corpo a partir dessas letras, que agora coloca luz sobre questões do machismo socialmente presente e o reflexo deste dentro do hip hop, pensando a violência em seus diversos aspectos, os estereótipos de mulher construído socialmente presente nas letras mais tradicionais, denunciando a subjugação de seus lugares dentro desse espaço simplesmente por ser mulher.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação FINAL PDF.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.