Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36299
Tipo: Dissertação
Título: Memória e resistência: uma proposta didatico-metodológica para o ensino do balé clássico no cursodew educação profissional técnico nível médio da Escola de Dança da FUNCEB
Autor(es): Sampaio, Ana Karla Maia Borges
Primeiro Orientador: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Ana Elisabeth Simões
metadata.dc.contributor.referee2: Aquino, Rita Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Eleonora Campos da Motta
Resumo: O trabalho apresenta a reflexão e discussão de uma proposta didático-metodológica para o ensino do balé clássico no Curso de Educação Profissional Técnico Nível Médio de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, tendo como premissas as abordagens somáticas e a valorização do estudante/sujeito, levando em consideração as experiências trazidas em seu corpo e considerando trajetórias e histórias de vidas diversas e potentes para reafirmar os estudantes enquanto sujeitos da ação no Curso. A proposta visa com isso ampliar e potencializar as perspectivas encontradas na formação profissional e na prática interdisciplinar, trabalhando informações e experiências de outras técnicas e estéticas, com vista à preparação de um sujeito profissional com atitude crítica e política para atuar no mercado de trabalho com participação na sociedade. Enquanto resultado de pesquisas, buscou-se a validação e contribuição de uma metodologia multidisciplinar/interdisciplinar e em interface com outros componentes da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso. Foram utilizadas pesquisas etnográficas, documentais, bibliográficas, assim embasamentos de teóricos na fundamentação do trabalho, contribuindo para a formação de um estudante-corpo-sujeito autônomo, crítico e atuante no mercado de trabalho da área da dança.
Abstract: The work presents the reflection and discussion of a didactic-methodological proposal for the teaching of classical ballet in the Professional Technical Education Course Middle Level of Dance of the Cultural Foundation of the State of Bahia, having as premises the somatic approaches and the appreciation of the student/subject , taking into account the experiences brought in their body and considering trajectories and stories of diverse and powerful lives to reaffirm the students as subjects of action in the Course. The proposal aims to broaden and enhance the perspectives found in professional training and interdisciplinary practice, working with information and experiences of other techniques and aesthetics, with a view to preparing a professional subject with a critical and political attitude to work in the labor market with participation. in society. As a result of research, the validation and contribution of a multidisciplinary/interdisciplinary methodology and in interface with other components of the curricular matrix of the Pedagogical Project of the Course was sought. Ethnographic, documentary, and bibliographic research were used, as well as theoretical foundations in the foundation of the work, contributing to the formation of an autonomous, critical and active student-body-subject in the dance area's job market.
Palavras-chave: Balé clássico
Dança - Estudo e ensino
Educação somática
Interdisciplinaridade
Multidisciplinaridade
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Dança
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36299
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Karla Sampaio.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.