Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36294
Tipo: Dissertação
Título: Itinerâncias da política curricular do ensino básico na Guiné-Bissau 1973-2011: saberes locais e diversidade cultural
Autor(es): Mendes, Leonel Vicente
Primeiro Orientador: Macedo, Roberto Sidnei Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Denise Moura de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Macedo, Silvia Michele
metadata.dc.contributor.referee3: Tavares, Fernando Pina
Resumo: O presente trabalho busca compreender itinerâncias da política de currículo de ensino básico em Guiné-Bissau e sua vinculação com diversidades e epistemologias locais entre o ano da sua independência e o da implementação da Lei de Bases do Sistema Educativo (1973-2011). A pesquisa tem como elemento estruturante a política de currículo de ensino básico na Guiné-Bissau e sua vinculação com as diversidades e epistemologias locais. Os resultados da pesquisa apontam que a política de currículo tem sofrido várias mudanças e descontinuidades, decorrentes de reformas educacionais financiadas pelas Organizações Internacionais (OI), com o processo que se iniciou nos anos de 1980, com o liberalismo econômico. Os impactos dessas reformas estão diretamente relacionados com a ausência da vinculação de saberes locais e diversidades culturais na atual política de currículo de ensino básico em Guiné-Bissau. Ao longo da investigação foi possível compreender, através de aplicação de questionários, as percepções de professores de ensino básico de uma escola pública “Quero Apreender” localizado em Ilondé, na região de Biombo, sobre saberes locais e diversidades culturais no currículo escolar de ensino básico. Os professores foram unânimes em considerar a necessidade de valorização dos saberes locais e das diversidades culturais no currículo escolar e relacionaram tais saberes aos aspectos culturais de alguns grupos étnicos de Guiné-Bissau que se manifestam na sua prática social. Metodologicamente, o trabalho desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, com a aplicação de questionários, fazendo uma articulação através da análise documental com bases teóricas fundamentadas na concepção de política do currículo, saberes locais e diversidades culturais, tendo foco na educação, tomando como referência os estudos de Geertz (1997); Sacristán (2000); Pacheco (2000); Silva (2002); Candau (2002), Ball (2001); Lopes (2004); Gomes (2007); Macedo (2017) e Goodson (2018).
Abstract: The present academic work quests to understand the itinerancies of the elementar education curriculum policy in Guinea-Bissau and its link with diversities and epistemologies local between the year of its independence and that of the implementation of the Basic Law of the Educational System (1973-2011). The research has as its structuring element the elementary education curriculum policy in Guinea- Bissau and its link with diversities and epistemologies local. The research results aim that the curriculum policy has undergone several changes and discontinuities, resulting from educational reforms financed by International Organizations (IO), with the process that began in the 1980s, with economic liberalism. The impacts of these reforms are directly related to the absence of linking local knowledge and cultural diversities in the current elementary education curriculum policy in Guinea-Bissau. Throughout the investigation, it was possible to understand, through the application of questionnaires, the perceptions of elementary school teachers from a public school “Quero Apreender” located in Ilondé, in the Biombo region, about local knowledge and cultural diversities in the elementar school curriculum. The teachers were unanimous in considering the need to appreciation local knowledge and cultural diversity in the school curriculum and related such knowledge to the cultural aspects of some ethnic groups in Guinea-Bissau that are manifested in their social practice. Methodologically, the academic work was developed from a qualitative approach, with the application of questionnaires, making an articulation through document analysis with theoretical bases substantiated on the conception of curriculum policy, local knowledge and cultural diversities, focusing on education, taking as a reference the studies by Geertz (1997); Sacristán (2000); Pacheco (2000); Silva (2002); Candau (2002), Ball (2001); Lopes (2004); Gomes (2007); Macedo (2017) and Goodson (2018).
Palavras-chave: Educação Básica
Guiné-Bissau
Pluralismo Cultural
Saberes Locais
Política Curricular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: MENDES, Leonel Vicente
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36294
Data do documento: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leonel Vicente Mendes.pdfDissertação de Mestrado em Educação Leonel V. Mendes1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.