Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Larissa Silva de-
dc.date.accessioned2022-11-04T14:25:03Z-
dc.date.available2022-11-04T14:25:03Z-
dc.date.issued2022-06-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Larissa Silva de. Da (in)existência de direito dos povos e comunidades tradicionais ao exercício de titularidade patrimonial sobre as expressões culturais tradicionais exploradas no mercado da moda. Orientador: Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho. 2022. 138 p. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36257-
dc.description.abstractTraditional peoples and communities (PCT), defined in Brazil by Decree No. 6,040/2007 as culturally differentiated groups, as they display peculiar characteristics in terms of the form of social organization, occupation of territory, production and transmission of knowledge, commonly have been victims of exploitation of their traditional cultural expressions (ECT) by the fashion market, configuring the practice called cultural appropriation that also implies the unauthorized exploitation of their intellectual assets. The lack of protection and censorship of these practices is still based on the difficulty of delimiting the legal nature of the rights that should support the ownership of PCTs over this intellectual and cultural heritage, since neither the typical regime of Intellectual Property or Intangible Cultural Heritage are shown to be adequate for the protection of this specific knowledge. Despite this, it is already possible to see, at an international and national level, norms and initiatives aimed at the protection of various rights in favor of the PCTs and that could make it possible for these collectivities to exercise ownership over their intellectual and cultural assets in the fashion market, by requiring them to economic counterparts. Thus, the objective of this study is to analyze whether the Brazilian legal system already has a normative structure capable of enabling the exercise of PCT patrimonial ownership over the ECT explored in the fashion market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPovos e comunidades tradicionaispt_BR
dc.subjectConhecimentos tradicionaispt_BR
dc.subjectExpressões culturais tradicionaispt_BR
dc.subjectMercado da modapt_BR
dc.subjectApropriação culturalpt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectRepartição de benefíciospt_BR
dc.subjectDireitos dos povospt_BR
dc.subjectDireitos do indígenapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subject.otherTraditional peoples and communitiespt_BR
dc.subject.otherTraditional knowledgept_BR
dc.subject.otherTraditional cultural expressionspt_BR
dc.subject.otherFashion marketpt_BR
dc.subject.otherCultural appropriationpt_BR
dc.subject.otherBiodiversitypt_BR
dc.subject.otherBenefit sharingpt_BR
dc.titleDa (in)existência de direito dos povos e comunidades tradicionais brasileiros ao exercício de titularidade patrimonial sobre as expressões culturais tradicionais exploradas no mercado da modapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direito (PPGD) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.contributor.advisor1Pamplona Filho, Rodolfo Mário Veiga-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4994-7740pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6474247848853228pt_BR
dc.contributor.referee1Pamplona Filho, Rodolfo Mário Veiga-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4994-7740pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6474247848853228pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Julio Cesar de Sá da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8953-5006pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7066612031979191pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Marta Carolina Giménez-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5661-8860pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6905306640861147pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8067756809906913pt_BR
dc.description.resumoOs povos e comunidades tradicionais (PCT), definidos, no Brasil, pelo Decreto n.º 6.040/2007 como grupos culturalmente diferenciados, por ostentarem características peculiares quanto à forma de organização social, ocupação de território, produção e transmissão de conhecimento, comumente têm sido vítimas de exploração das suas expressões culturais tradicionais (ECT) pelo mercado da moda, configurando a prática denominada de apropriação cultural que também implica na exploração desautorizada de seus ativos intelectuais. A falta de proteção e censura a essas práticas ainda se baseia na dificuldade de delimitar a natureza jurídica dos direitos que deveriam respaldar a titularidade dos PCT sobre esse patrimônio intelectual e cultural, visto que, nem o regime típico da Propriedade Intelectual ou do Patrimônio Cultural Imaterial revelam-se adequados à tutela desses conhecimentos específicos. Apesar disso, já se vislumbra, em âmbito internacional e nacional, normas e iniciativas voltadas à proteção de diversos direitos em favor dos PCT e que poderiam viabilizar o exercício de titularidade destas coletividades sobre seus ativos intelectuais e culturais no mercado da moda, mediante exigência de contrapartidas econômicas. Assim, o objetivo deste estudo é analisar se o ordenamento jurídico brasileiro já conta com estrutura normativa apta a viabilizar o exercício da titularidade patrimonial dos PCT sobre as ECT exploradas no mercado da moda.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Larissa Silva de Oliveira.pdf6,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.