Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Duarte, Pedro de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-03T14:12:41Z | - |
dc.date.available | 2022-11-03T14:12:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36249 | - |
dc.description.abstract | The present work, starting from a pragmatic and postmodern perspective (that is, result oriented and beyond conventional or Cartesian rationality), has the general objective of understanding the legal structure as it is submerged in the ocean of plural society, in which it is indiscriminately influenced by the different discursive currents and, although it is transformed indefinitely over time, it remains operative insofar as it supports the social context without losing its identity. That said, given the tragicomic influence of both situations and characters from the South Park animated series (aligned with reflections on theories of recognition and the deconstructive content present in some variations of the Law and Literature movement), the most accurate image for Law would be the of an amorphous structure that is transformed over time, influenced as it is by the context’s ability to change. In order to do so, the artistic-narrative image of a Jenga game emerges, which is capable of touching many of the main legal characteristics that need to be worked on, such as: [1] the issue of the contingency of Law; [2] the existence (or not) of a transversal rationality internal to the legal field; [3] the possibility of developing some adjudicative ethical virtues that would help the judge in meeting the nuances of the particular and; [4] the nature of justice, being itself also immersed in the contemporary plural universe. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Jenga-Jurídico | pt_BR |
dc.subject | South Park | pt_BR |
dc.subject | Pós-Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Desconstrução | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento | pt_BR |
dc.subject | Reconhecimento (Direito) | pt_BR |
dc.subject | Juízes - Comédias | pt_BR |
dc.subject | Desconstrução (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | South Park (Programa de televisão) | pt_BR |
dc.subject | Direito e arte | pt_BR |
dc.subject.other | Post-Modernity | pt_BR |
dc.subject.other | Legal-Jenga | pt_BR |
dc.subject.other | South Park | pt_BR |
dc.subject.other | Deconstruction | pt_BR |
dc.subject.other | Recognition | pt_BR |
dc.title | Os juízes de South Park: um estudo analógico entre sua tragicomédia e a imagem jenga do direito | pt_BR |
dc.title.alternative | The Judges of South Park: An Analogical Study Between the Series Tragicomedy and the Jenga Image of Law | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Luz, Vladimir de Carvalho | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Miguel, Daniel Oitaven Pearce Pamponet | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-5174-5561 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6017800397546356 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miguel, Daniel Oitaven Pearce Pamponet | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-5174-5561 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6017800397546356 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cerqueira, Nelson | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-4585-2317 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5962425503452433 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Carneiro, Wálber Araújo | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-1728-8293 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0599561795054566 | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-5724-4706 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5064200021332996 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho, partindo de uma perspectiva pragmática (voltada para o resultado) e pós-moderna (para além da racionalidade convencional ou cartesiana), tem o objetivo geral de compreender a estrutura jurídica enquanto submersa no oceano da sociedade plural, em que é indiscriminadamente influenciada pelas diversas correntezas discursivas e, embora seja transformada indefinidamente ao longo do tempo, permanece operativa na medida que ampara o contexto social sem perder sua identidade. Dito isso, em face da influência tragicômica de situações e personagens da série animada South Park (alinhada a reflexões sobre as teorias do reconhecimento e do teor desconstrutivo presente em algumas variações do movimento Direito e Literatura), a imagem mais precisa para o Direito seria a de uma estrutura amorfa que se transforme ao longo tempo, influenciada que é pela capacidade de mudança do contexto. Para tanto, surge a imagem artístico-narrativa de uma partida de Jenga, a qual é capaz de tangenciar muitas das principais características jurídicas que necessitam de ser trabalhadas, tais como: [1] a questão da contingência do Direito; [2] a existência (ou não) de uma racionalidade transversal interna ao campo jurídico; [3] a possibilidade de desenvolvimento de virtudes éticas do julgador que o auxiliariam no encontro com as nuances do particular e; [4] a natureza da justiça, sendo ela própria também mergulhada no universo plural contemporâneo. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.relation.references | DUARTE, Pedro de Oliveira. Os Juízes de South Park: Um Estudo Analógico Entre sua Tragicomédia e a Imagem Jenga do Direito. Orientador: Daniel Oitaven Pearce Pamponet Miguel. 95 fls. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. | pt_BR |
dc.contributor.refereesLattes | http://lattes.cnpq.br/1954592943928422 | pt_BR |
dc.type.degree | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGD)
|