Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36129
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Políticas de cotas na UFBA : uma investigação sobre o desempenho acadêmico de estudantes cotistas e não-cotistas (2005-2019)
Other Titles: Public quotes politics at UFBA: an investigation about the quotes students and no quotes students academic achievement (2005-2019)
Políticas de cuotas en la UFBA: una investigación sobre el desempeño académico de estudiantes cuotistas y no cuotistas (2005-2019)
metadata.dc.creator: Silva, Caio Vinicius dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Musial, Gilvanice Barbosa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Almeida, Gabriel Swahili Sales de
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Jusciney Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Jesus, Marta Lícia Teles Brito de
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Sheila Regina dos Santos
metadata.dc.description.resumo: A presente investigação possui como objetivo geral analisar se as diferenças de desempenho acadêmico entre cotistas e não cotistas na UFBA são reduzidas durante os cursos de graduação. A pesquisa foi realizada com base nas informações estudantis agrupadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) em um banco de dados. Para atender aos propósitos deste trabalho, utilizamos uma metodologia com abordagem quantitativa e, sob essa perspectiva, foram contempladas as pesquisas documental e descritiva. Nossas análises foram subsidiadas pela utilização do software estatístico IBM SPSS 20. Tivemos como sujeitos de pesquisa os ingressantes ao Ensino Superior na referida universidade no período de 2005.1 a 2019.2, contemplando um grupo inicial de 61.579 matriculados. Destes, 26.677 (43,3%) são cotistas e 34.902 (56,7%) são não cotistas. Na primeira etapa, averiguamos os perfis discentes através de variáveis socioeconômicas como sexo, cor/raça, renda família, origem escolar, etc. Em seguida, para examinar o desempenho acadêmico, foram investigadas as variáveis acadêmicas que comportam as pontuações estudantis em dois momentos: notas de ingresso e notas finais (após integralização curricular). Os resultados indicam que o corpo estudantil da UFBA é composto, majoritariamente, por estudantes do sexo feminino, pardas e com idades inferiores a 23 anos completos. No que se refere ao desempenho acadêmico, observamos que os estudantes cotistas, em geral, ingressam aos cursos superiores com notas estatisticamente inferiores aos estudantes não cotistas. Essa ocorrência foi identificada em todas as áreas de conhecimento e em 9 dos 10 cursos considerados. Ao término dos cursos superiores, identificamos que estudantes não cotistas continuam a apresentar notas superiores com significância estatística na maior parte das áreas e cursos. Do outro lado, as observações sobre as notas finais dos cotistas evidenciam que houve eliminação das diferenças de desempenho nas áreas IV e V – ratificando a literatura –, e só houve manutenção de desempenho inferiores em 6 dos 10 cursos. A investigação do desempenho acadêmico em quintis possibilitou uma constatação ainda mais detalhada: cotistas possuem melhores rendimentos estudantis em todas as áreas. Isto é, na contrastação das notas de entrada com as notas finais, encontramos que cotistas elevam suas pontuações dentro da academia ao passo que entre os não cotistas as pontuações são diminuídas. Em outras palavras, mesmo nas áreas de conhecimento e cursos que acusam notas estatisticamente superiores aos não cotistas, os estudantes cotistas conseguiram reduzir, em todos os casos, as diferenças encontradas no momento do ingresso. Ademais, constatamos ainda que cotistas precisam de maior tempo para encerrarem os cursos superiores na UFBA.
Abstract: The present study has as general object analyze if the difference of academic performance between quote students and no quotes students at UFBA are reduced during the graduation course. The research was realized based on students information grouped by Dean of Undergraduate Studies (PROGRAD) in a database. To attend the purpose of this study, we use a methodology based on quantitative approach, and over this perspective, was contemplated the documentary and descriptive research. Our analysis were subsidized by use the statistic software IBM SPSS 20. We had as research subjects the University education entrants at the university mentioned in the period of 2005.1 until 2019.2, contemplating a beginning group of 61.579 enrolled. Of these, 26.677 (43,3%) were quotes and 34.902 (56,7%) were no quotes. At the first step, we ascertain the students profile based on socioeconomics variables, sex, race, family income, school origin, etc. Then, to examine the academic achievement, was investigated the academic variation that admit the students punctuations in two moments: beginning grades and finals grades (after resume payment). The results denote that UFBA’s students are based, mostly, by female students, brown and with 23 under age completely. Regarding academic achievement, we watched that quotes students, in general, begins University education with, statistically, less grades than no quotes students. This event was identify in all knowledge area and in 9 between 10 curses. At the end of the University curses, we recognize that no quotes students still showing higher grades with statistic importance ate the most curses areas. On the other side, the observations about the quotes students final grades showed that have elimination of performance differences at IV e V areas – validating the literature – and only had maintenance of inferior performances in 6 of 10 curses. The investigation about the academic performances in quintiles enabled an even more detailed finding: Quotes students has bests students yields at every area. So, in contrast of the begin and final grades, we found that quotes students raise their grades inside the university while between the no quotes students the grades decrease. In other words, even in curses areas that has, statistically, top grades for no quotes students, the quotes students managed to reduce, in every case, the find difference at the begin moment. Furthermore, we still counted that quotes needs more time to end their college curse ate UFBA.
Keywords: Programas de Ação Afirmativa na educação
Ensino Superior
Sistema de cotas
Universidade Federal da Bahia
Negros - Educação (Superior)
Desempenho Acadêmico
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citation: SILVA, Caio Vinicius dos Santos. Políticas de cotas na UFBA: uma investigação sobre o desempenho acadêmico de estudantes cotistas e não cotistas (2005-2019). Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36129
Issue Date: 30-Sep-2021
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Políticas de Cotas na UFBA_Caio Vinicius dos Santos Silva_2021.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.