Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36087
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Afetividade e desenvolvimento de bebês: um estudo bibliográfico sobre vínculos familiares e escolares
Autor(es): Silva, Maíra Teixeira da
Primeiro Orientador: Santos, Silvanne Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Silvanne Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Leila da Franca
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Lucineide Ribas Leite
Resumo: Autores clássicos como Henri Wallon, Levi Vygotsky, Jean Piaget, Emmi Pikler, Donald Winnicott, John Bowlby, entre outros defendem que o desenvolvimento humano ocorre em suas múltiplas dimensões. Em diferentes medidas e vertentes, consideram a afetividade um dos elementos indispensáveis para a formação humana. Entretanto, apesar dessa premissa ser amplamente reconhecida no meio científico, na atualidade, a dimensão cognitiva ainda é supervalorizada em contextos essenciais de desenvolvimento como a família e a escola. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade educar e cuidar de crianças, tendo em conta a ampliação de vivências delas no âmbito social e cultural, possibilitando o desenvolvimento integral de bebês e crianças pequenas. Sendo assim, esta monografia é resultado de um estudo que tem como objetivo analisar de que forma a afetividade contribui para o desenvolvimento integral de bebês em contextos importantes de desenvolvimento como a família e a escola, evidenciando a relevância da dimensão afetiva na formação de professores (as) que atuam na referida etapa. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), através dos descritores: “Desenvolvimento Infantil e Vínculo Afetivo”; “Bebê”, “Afetividade e Educação Infantil”. Como critérios de inclusão, artigos a nível nacional publicados no período de 2014 a 2022 e disponíveis na íntegra. Os critérios de exclusão foram: publicações que não estavam relacionadas com o tema, fora do período estabelecido ou artigos que apareceram com temática muito ampla sobre educação infantil sem relação com os objetivos aqui apresentados. Foram encontrados 124 artigos, dos quais foram selecionados 22 para análise. Após isso, 20 artigos atenderam os critérios de inclusão, que evidenciaram, de maneira geral que a afetividade tem grande relevância no desenvolvimento integral de bebês em contextos primordiais como o familiar e o escolar. Conclui-se que foi possível compreender a importância da afetividade para o desenvolvimento do bebê, nas primeiras interações com os adultos, sendo imprescindível sua promoção desde o nascimento em ambos contextos, familiar e escolar. No entanto, sugere-se novos estudos no campo da Pedagogia acerca da temática apresentada em decorrência da dificuldade em encontrar produções acadêmicas sobre o tema, o que indica que, apesar dos avanços da inclusão dos bebês no âmbito legislativo, ainda há a invisibilidade deles como ser de linguagens e de direitos nas pesquisas no campo das infâncias e da educação.
Palavras-chave: Afetividade
Vínculo
Desenvolvimento Infantil
Bebês
Escola
Família
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Citação: SILVA, Maíra Teixeira da. Afetividade e desenvolvimento de bebês: Um estudo bibliográfico sobre vínculos familiares e escolares. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36087
Data do documento: 7-Jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maíra Teixeira da Silva - 21-07-2022 (1).pdf562,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.