Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36029
Tipo: Dissertação
Título: Evidências para aquisição do efeito V2 no espanhol medieval
Autor(es): Silva, Camilla Rastely
Primeiro Orientador: Pinto, Carlos Felipe da Conceição
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Ruas, Samara de Souza Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Carlos Felipe da Conceição
metadata.dc.contributor.referee2: Ruas, Samara de Souza Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Antonelli, Andre Luis
Resumo: O efeito V2 – o movimento do verbo flexionado para a segunda posição na oração – ocorre por meio do movimento do verbo para C° e o deslocamento do XP para uma posição de [spec, CP]. Autores como Pinto (2011), Fontana (1993, 1997), Fernández Ordóñez (2009), Rodríguez Molina (2010), Adams (1987), Antonelli (2011) e outros defendem que as línguas românicas medievais eram V2, enquanto outros negam esta hipótese. Partindo do pressuposto de que as línguas românicas medievais, em especial o espanhol, eram línguas [+V2], busca-se, neste trabalho, discutir hipóteses acerca da aquisição deste fenômeno no espanhol medieval. Para isso, analisaremos uma amostra constituída a partir do banco de dados de Pinto (2011), como objetivo de levantar evidências para aquisição de uma língua-I [+V2] no espanhol medieval considerando hipóteses acerca dos fatores internos e/ou externos que poderiam ter motivado a aquisição, considerando os contatos linguísticos entre os povos bárbaros e latinizados na história do espanhol. Procuramos responder as seguintes perguntas gerais: (i) o que configura a aquisição de uma gramática [+V2] no espanhol medieval? (ii) qual seria o gatilho para a criança adquirir essa gramática?
Abstract: The V-2 effect – the movement of the inflected verb to the second position in the clause – appears through a movement of the verb from T° to C° and a displacement of the XP to a [spec, CP] position. Authors such as Pinto (2011), Fontana (1993; 1997), Fernández Ordóñez (2009), Rodríguez Molina (2010), Adams (1987), Antonelli (2011) and many others argue that Romance languages from the Medieval epoch were V2-languages, while some others authors denies this hypothesis. Assuming that the medieval Romance languages, essentially including Spanish, were [+V2] languages, this dissertation seeks to analyze and discuss hypothesis about the acquisition of this phenomenon in medieval Spanish. To achieve this objective, we will analyze a sample included in the database of Pinto (2011), in order to gather evidence for the acquisition of an I-language [+V2] in medieval Spanish taking in consideration hypotheses about the internal and/or external factors that could have motivated the acquisition, as well as considering the linguistic contacts between the barbarian and Latinized peoples in the history of Spanish. We aim to answer the following questions: (i) what configures the acquisition of a grammar [+V2] in medieval Spanish? (ii) what would trigger a child to acquire this grammar?
Palavras-chave: Língua espanhola - Aquisição
Efeito V2
Ordem de palavras
Movimento do verbo
Espanhol medieval
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36029
Data do documento: 21-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertao_camilla_rastely_da_silva.pdfCAMILLA RASTELY DA SILVA1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.