Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Camilla Rastely-
dc.date.accessioned2022-09-19T14:26:39Z-
dc.date.available2022-09-19T14:26:39Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36029-
dc.description.abstractThe V-2 effect – the movement of the inflected verb to the second position in the clause – appears through a movement of the verb from T° to C° and a displacement of the XP to a [spec, CP] position. Authors such as Pinto (2011), Fontana (1993; 1997), Fernández Ordóñez (2009), Rodríguez Molina (2010), Adams (1987), Antonelli (2011) and many others argue that Romance languages from the Medieval epoch were V2-languages, while some others authors denies this hypothesis. Assuming that the medieval Romance languages, essentially including Spanish, were [+V2] languages, this dissertation seeks to analyze and discuss hypothesis about the acquisition of this phenomenon in medieval Spanish. To achieve this objective, we will analyze a sample included in the database of Pinto (2011), in order to gather evidence for the acquisition of an I-language [+V2] in medieval Spanish taking in consideration hypotheses about the internal and/or external factors that could have motivated the acquisition, as well as considering the linguistic contacts between the barbarian and Latinized peoples in the history of Spanish. We aim to answer the following questions: (i) what configures the acquisition of a grammar [+V2] in medieval Spanish? (ii) what would trigger a child to acquire this grammar?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - Aquisiçãopt_BR
dc.subjectEfeito V2pt_BR
dc.subjectOrdem de palavraspt_BR
dc.subjectMovimento do verbopt_BR
dc.subjectEspanhol medievalpt_BR
dc.subject.otheracquisitionpt_BR
dc.subject.otherV2 effectpt_BR
dc.subject.otherword orderpt_BR
dc.subject.otherverb movementpt_BR
dc.subject.othermedieval Spanishpt_BR
dc.titleEvidências para aquisição do efeito V2 no espanhol medievalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMorais, Maria Aparecida Torres-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Carlos Felipe da Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9885162357932864pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ruas, Samara de Souza Almeida-
dc.contributor.referee1Pinto, Carlos Felipe da Conceição-
dc.contributor.referee2Ruas, Samara de Souza Almeida-
dc.contributor.referee3Antonelli, Andre Luis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0891731720056124pt_BR
dc.description.resumoO efeito V2 – o movimento do verbo flexionado para a segunda posição na oração – ocorre por meio do movimento do verbo para C° e o deslocamento do XP para uma posição de [spec, CP]. Autores como Pinto (2011), Fontana (1993, 1997), Fernández Ordóñez (2009), Rodríguez Molina (2010), Adams (1987), Antonelli (2011) e outros defendem que as línguas românicas medievais eram V2, enquanto outros negam esta hipótese. Partindo do pressuposto de que as línguas românicas medievais, em especial o espanhol, eram línguas [+V2], busca-se, neste trabalho, discutir hipóteses acerca da aquisição deste fenômeno no espanhol medieval. Para isso, analisaremos uma amostra constituída a partir do banco de dados de Pinto (2011), como objetivo de levantar evidências para aquisição de uma língua-I [+V2] no espanhol medieval considerando hipóteses acerca dos fatores internos e/ou externos que poderiam ter motivado a aquisição, considerando os contatos linguísticos entre os povos bárbaros e latinizados na história do espanhol. Procuramos responder as seguintes perguntas gerais: (i) o que configura a aquisição de uma gramática [+V2] no espanhol medieval? (ii) qual seria o gatilho para a criança adquirir essa gramática?pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertao_camilla_rastely_da_silva.pdfCAMILLA RASTELY DA SILVA1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.