Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35997
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Língua inglesa,interculturalidade e aprendizagem móvel: o smartphone no processo de sensibilização intercultural em alunos da escola pública.I |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Igara Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Antônio Messias Nogueira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Antônio Messias Nogueira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ramos, Fabiano Silvestre |
metadata.dc.contributor.referee3: | Araújo, Marcus Souza |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa pretendeu investigar os possíveis contributos do smartphone para o ensino/aprendizagem intercultural de língua inglesa na escola pública. É importante que aprendizes de língua sejam incitados a desenvolver a sensibilidade intercultural, para que eles possam explorar culturas, conhecer outros modos de enxergar o mundo, e que aprendam a respeitar a diversidade. O smartphone, que possui inúmeras funcionalidades e possibilita o acesso à internet na palma da mão, pode ser um forte aliado nesse processo. Para compreender quais as possibilidades de utilização do smartphone para o ensino/aprendizagem intercultural de inglês, analisamos as percepções de estudantes de nível médio do IFBA – Campus Jacobina sobre experiências e expectativas de aprendizagem, o papel do smartphone na aprendizagem de inglês, a relação entre língua e cultura, e sobre ciclos de atividades interculturais realizados com o auxílio de smartphones. A relevância desse estudo está em promover reflexões sobre o uso pedagógico do smartphone e sobre o ensino/aprendizagem intercultural de inglês na escola pública. |
Abstract: | This research aimed to investigate the possible contributions of smartphones to intercultural teaching/learning of English in public schools. It is important that language learners are encouraged to develop intercultural sensitivity so that they can explore cultures, learn about other ways of seeing the world, and learn to respect diversity. The smartphone, which has several features and allows access to the internet in the palm of the hand, can be a strong ally in this process. To understand the possibilities of using the smartphone for intercultural teaching/learning of English, we analyzed the perceptions of high school students from IFBA - Campus Jacobina about their learning experiences and expectations, the role of the smartphone in English learning, the relationship between language and culture, and about cycles of intercultural activities carried out with the support of smartphones. The relevance of this work is to promote reflections on the pedagogical use of the smartphone and on the intercultural teaching/learning of English in public schools. |
Keywords: | Ensino e aprendizagem intercultural Língua Inglesa - Estudo e ensino Smartphone Estudantes Escola pública |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35997 |
Issue Date: | 19-Nov-2021 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGLINC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertacao_igara_silva_oliveira.pdf | IGARA SILVA OLIVEIRA | 1,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.