Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Igara Silva-
dc.date.accessioned2022-09-08T17:28:39Z-
dc.date.available2022-09-08T17:28:39Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35997-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the possible contributions of smartphones to intercultural teaching/learning of English in public schools. It is important that language learners are encouraged to develop intercultural sensitivity so that they can explore cultures, learn about other ways of seeing the world, and learn to respect diversity. The smartphone, which has several features and allows access to the internet in the palm of the hand, can be a strong ally in this process. To understand the possibilities of using the smartphone for intercultural teaching/learning of English, we analyzed the perceptions of high school students from IFBA - Campus Jacobina about their learning experiences and expectations, the role of the smartphone in English learning, the relationship between language and culture, and about cycles of intercultural activities carried out with the support of smartphones. The relevance of this work is to promote reflections on the pedagogical use of the smartphone and on the intercultural teaching/learning of English in public schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem interculturalpt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSmartphonept_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subject.otherintercultural learning/teachingpt_BR
dc.subject.otherEnglishpt_BR
dc.subject.othersmartphonept_BR
dc.subject.otherlearnerspt_BR
dc.subject.otherpublic schoolpt_BR
dc.titleLíngua inglesa,interculturalidade e aprendizagem móvel: o smartphone no processo de sensibilização intercultural em alunos da escola pública.Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Antônio Messias Nogueira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960543651311199pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Antônio Messias Nogueira da-
dc.contributor.referee2Ramos, Fabiano Silvestre-
dc.contributor.referee3Araújo, Marcus Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6679488853508298pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa pretendeu investigar os possíveis contributos do smartphone para o ensino/aprendizagem intercultural de língua inglesa na escola pública. É importante que aprendizes de língua sejam incitados a desenvolver a sensibilidade intercultural, para que eles possam explorar culturas, conhecer outros modos de enxergar o mundo, e que aprendam a respeitar a diversidade. O smartphone, que possui inúmeras funcionalidades e possibilita o acesso à internet na palma da mão, pode ser um forte aliado nesse processo. Para compreender quais as possibilidades de utilização do smartphone para o ensino/aprendizagem intercultural de inglês, analisamos as percepções de estudantes de nível médio do IFBA – Campus Jacobina sobre experiências e expectativas de aprendizagem, o papel do smartphone na aprendizagem de inglês, a relação entre língua e cultura, e sobre ciclos de atividades interculturais realizados com o auxílio de smartphones. A relevância desse estudo está em promover reflexões sobre o uso pedagógico do smartphone e sobre o ensino/aprendizagem intercultural de inglês na escola pública.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_igara_silva_oliveira.pdfIGARA SILVA OLIVEIRA1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.