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Tipo: Dissertação
Título: Reflexões sobre a questão étnico e racial e representações da cultura afro-brasileira na prova oral do exame CELPE-BRAS
Autor(es): Moraes, Robson Batista
Primeiro Orientador: Scheyerl, Denise
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Souza, Iracema Luiza de
metadata.dc.contributor.referee1: Scheyerl, Denise
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Iracema Luiza de
metadata.dc.contributor.referee3: Zogbhi, Denise
Resumo: O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – CELPE-Bras é um exame brasileiro oficial que visa a certificar a proficiência de português como língua estrangeira (BRASIL, 2019). À vista disto, o objetivo desta investigação de cunho qualitativo e documental é apresentar uma análise crítica de como as representações da cultura afro-brasileira e as questões étnico-raciais são abordadas na prova oral deste exame. A amostra é constituída por 80 Elementos Provocadores (EPs), de quatro edições, no período compreendido entre 2003.1 a 2004.2, utilizados na parte oral do exame. Para a coleta dos dados, foram realizadas a seleção e análise dos EPs, objetivando verificar se eles trazem ou não questões sobre as relações étnico-raciais e, em caso afirmativo, se as perguntas contidas nos roteiros de entrevista relativos aos EPs selecionados espelham a realidade étnico-cultural do país ou, ao contrário, se apresentam tal realidade de forma minimizada, estigmatizada ou, ainda, se tais aspectos são totalmente ignorados. Além da análise de como a cultura afro-brasileira é descrita, busca-se também problematizá-la. Isto posto, são evocados, na investigação, os conceitos de língua e cultura, raça, estereótipo, branquitude, racismo estrutural, individual e institucional (ALMEIDA, 2018). Deste modo, a partir do que preconizam a Lei 10.639/2003 e o Parecer de 2004 do MEC/CNE, a pesquisa pretende contribuir para estudos no campo de português para falantes estrangeiros com vista a enfatizar a pertinência da diversidade étnico-racial brasileira como parte constituinte no cenário do ensino e aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).
Abstract: The Certificate of Proficiency in Brazilian Portuguese for Foreigners - CELPE-Bras isan official Brazilian exam that aims to certify proficiency in Portuguese as a foreign language (BRAZIL, 2019). In this view, the objective of this qualitative and documental investigation is to present a critical analysis of how the representations of Afro-Brazilian culture, and ethnic-racial issues are addressed in the oral test of this exam. The sample consists of 80 Provocative Elements (PEs) of four editions in the period between 2003.1 and 2004.2, used in the oral part of the exam. For data collection, PEs were selected and analyzed in order to verify whether or not they bring questions about ethnic-racial relations and, if so, the questions contained in the interview scripts for the PEs selected reflect the country's ethnic-cultural reality or, on the contrary, if present such reality in a minimized, stigmatized way or, even, if such aspects are totally ignored. In addition to analyzing how Afro-Brazilian culture is described, it also seeks to problematize it. That said, the research evokes the concepts of language and culture, race, stereotype, whiteness, structural, individual and institutional racism (ALMEIDA, 2018). Thus, based on the law 10.639/2003 and the MEC/CNE report of 2004, the research intends to contribute for studies in the field of Portuguese for foreign speakers with a view to emphasizing the relevance of the Brazilian ethnic-racial diversity as a constituent part in the scenario of teaching and learning Portuguese for Speakers of Other Languages.
Palavras-chave: CELPE-Bras
Representações da cultura afro-brasileira
Ensino de português para estrangeiros
Prova oral
Questões étnico-raciais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35970
Data do documento: 19-Abr-2021
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