Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35970
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Robson Batista-
dc.date.accessioned2022-09-04T19:58:18Z-
dc.date.available2022-09-04T19:58:18Z-
dc.date.issued2021-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35970-
dc.description.abstractThe Certificate of Proficiency in Brazilian Portuguese for Foreigners - CELPE-Bras isan official Brazilian exam that aims to certify proficiency in Portuguese as a foreign language (BRAZIL, 2019). In this view, the objective of this qualitative and documental investigation is to present a critical analysis of how the representations of Afro-Brazilian culture, and ethnic-racial issues are addressed in the oral test of this exam. The sample consists of 80 Provocative Elements (PEs) of four editions in the period between 2003.1 and 2004.2, used in the oral part of the exam. For data collection, PEs were selected and analyzed in order to verify whether or not they bring questions about ethnic-racial relations and, if so, the questions contained in the interview scripts for the PEs selected reflect the country's ethnic-cultural reality or, on the contrary, if present such reality in a minimized, stigmatized way or, even, if such aspects are totally ignored. In addition to analyzing how Afro-Brazilian culture is described, it also seeks to problematize it. That said, the research evokes the concepts of language and culture, race, stereotype, whiteness, structural, individual and institutional racism (ALMEIDA, 2018). Thus, based on the law 10.639/2003 and the MEC/CNE report of 2004, the research intends to contribute for studies in the field of Portuguese for foreign speakers with a view to emphasizing the relevance of the Brazilian ethnic-racial diversity as a constituent part in the scenario of teaching and learning Portuguese for Speakers of Other Languages.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectCELPE-Braspt_BR
dc.subjectRepresentações da cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino de português para estrangeirospt_BR
dc.subjectProva oralpt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.subject.otherCELPE-Braspt_BR
dc.subject.otherRepresentations of Afro-Brazilian culturept_BR
dc.subject.otherTeaching Portuguese to foreignerspt_BR
dc.subject.otherOral testpt_BR
dc.subject.otherEthnic-racial issuespt_BR
dc.titleReflexões sobre a questão étnico e racial e representações da cultura afro-brasileira na prova oral do exame CELPE-BRASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantana, Erivelton-
dc.contributor.refereesAyoh'Omidire, Felix-
dc.contributor.refereesMendes, Edleise-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLINC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Scheyerl, Denise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8524141323578768pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Iracema Luiza de-
dc.contributor.referee1Scheyerl, Denise-
dc.contributor.referee2Souza, Iracema Luiza de-
dc.contributor.referee3Zogbhi, Denise-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431774970004387pt_BR
dc.description.resumoO Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – CELPE-Bras é um exame brasileiro oficial que visa a certificar a proficiência de português como língua estrangeira (BRASIL, 2019). À vista disto, o objetivo desta investigação de cunho qualitativo e documental é apresentar uma análise crítica de como as representações da cultura afro-brasileira e as questões étnico-raciais são abordadas na prova oral deste exame. A amostra é constituída por 80 Elementos Provocadores (EPs), de quatro edições, no período compreendido entre 2003.1 a 2004.2, utilizados na parte oral do exame. Para a coleta dos dados, foram realizadas a seleção e análise dos EPs, objetivando verificar se eles trazem ou não questões sobre as relações étnico-raciais e, em caso afirmativo, se as perguntas contidas nos roteiros de entrevista relativos aos EPs selecionados espelham a realidade étnico-cultural do país ou, ao contrário, se apresentam tal realidade de forma minimizada, estigmatizada ou, ainda, se tais aspectos são totalmente ignorados. Além da análise de como a cultura afro-brasileira é descrita, busca-se também problematizá-la. Isto posto, são evocados, na investigação, os conceitos de língua e cultura, raça, estereótipo, branquitude, racismo estrutural, individual e institucional (ALMEIDA, 2018). Deste modo, a partir do que preconizam a Lei 10.639/2003 e o Parecer de 2004 do MEC/CNE, a pesquisa pretende contribuir para estudos no campo de português para falantes estrangeiros com vista a enfatizar a pertinência da diversidade étnico-racial brasileira como parte constituinte no cenário do ensino e aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL).pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_robson_batista_moraes.pdfROBSON BATISTA MORAES3,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.