Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35929
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Nação e pertencimento na Ruanda de Scholastique Mukasonga: uma leitura de Nossa Senhora do Nilo
Título(s) alternativo(s): Nation and Belonging in Rwanda by Scholastique Mukasonga: a reading of Our Lady of the Nile
Autor(es): Pereira, Breno Fernandes
Primeiro Orientador: Lima, Rachel Esteves
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Rachel Esteves
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Ana Lígia Aguiar e
metadata.dc.contributor.referee3: Moreira, Saulo Silva
Resumo: Este ensaio monográfico propõe, com base numa leitura do romance Nossa Senhora do Nilo, da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga, que as relações entre a cultura ruandesa e a ideologia nacionalista sejam observadas como a coexistência, na Ruanda pós-colonial, de dois paradigmas de pertencimento, isto é, dois conjuntos de ações, de corporeidades e de discursos que, em determinado território, em determinada cultura, esteiam a vida das pessoas. Um deles, instaurado pelos colonizadores, seria o paradigma da história ou da origem; o outro, tomado como tradição ruandesa, mas que também pode ser pensado como um modo de pertencimento africano, seria o paradigma da memória ou da ancestralidade. Além disso, com base em uma genealogia que trata do surgimento do ódio étnico que engendrou o Genocídio de Ruanda de 1994, bem como no impacto que esse ódio entre hutus e tutsis tem na vida e na obra de Mukasonga, sugere-se que a coexistência de paradigmas de pertencimento apresentada pela autora não os torna equivalentes quando viver em Ruanda se torna uma questão de assegurar a sobrevivência.
Abstract: Based on Our Lady of The Nile, by Rwandan writer Scholastique Mukasonga, the following work suggests that connections between nationalism and post-colonial Rwanda’s culture may be observed as the result of the coexistence of two senses of belonging, i.e., two sets of actions, bodilinesses, and discourses which guide the life of people from a specific territory or a specific culture. One of these sets, inherited from the colonization, is the history-guided or origin-guided sense of belonging. The other is the memory-guided or ancestrality-guided sense of belonging, which comes from pre-colonial times. Furthermore, based on The Rwandan Genocide (1994), and on the impact that the rivalry between hutus and tutsis has in Ms. Scholastique’s life and work, this monography argues that the coexistence of these two ways of life does not mean they are equivalent, especially when it comes to a matter of surviving in Rwanda.
Palavras-chave: Pertencimento - Ruanda
Literatura ruandesa
Mukasonga, Scholastique - Análise e crítica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Colegiados de graduação 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35929
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf572,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.