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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A criança no museu: contribuições para formação pedagógica no contexto das infâncias
Autor(es): Grego, Claudia Lucia Pereira
Primeiro Orientador: Sten, Samira da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Cerqueira, Ana Tereza Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Canda, Cilene Nascimento
Resumo: A presente pesquisa apresenta as instituições museológicas como importantes para o desenvolvimento cultural, artístico, histórico e estético no período das infâncias, partindo deste pressuposto o estudo tem como objetivo geral, compreender como o (a) Pedagogo (a) estimula a apreciação artística na constituição arte-educativa da criança pequena em contato com os museus, entendendo-os como seu espaço de direito. Constituem-se como parte integrante dos objetivos deste estudo, refletir sobre a importância dos museus como espaços de direito da criança pequena, bem como suas contribuições à uma prática pedagógica em diálogo com estímulo à apreciação artística; analisar experiências concretas da prática docente na Educação Infantil e sob que lógicas elas são operadas, assim como identificar o perfil cultural desse profissional da educação, através da sua relação com Arte e Cultura. É um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido através de uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, a realização de entrevistas e aplicação de questionário. Como referencial teórico traz na revisão de literatura autoras como, Carvalho e Lopes (2016), Gabre (2019), Leite (2006), Santos (2017) e Selli (2013) que contribuem significativamente com os temas Criança, Educação e Museu. Também foram eleitos como aporte teórico para fundamentar a pesquisa e as análises dos dados as publicações: “Educação como prática da liberdade” (FREIRE, 1967) e "Pedagogia da Autonomia, saberes necessários à prática educativa" (FREIRE, 1996) dialogando com "Pedagogia engajada”, no livro: "Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade" de Hooks (2013), que apontam reflexões imprescindíveis ao ato de ensinar e aprender. Para contextualizar brevemente a concepção de infância na Europa medieval utilizou-se a referência do autor Ariès (1981), no Brasil colônia, Barbosa e Santos (2017) e em aprofundamento, na intenção de destacar o conceito de crianças e infâncias na atualidade, se fez necessário abordar a concepção desenvolvida por Sarmento (2004) que as percebem como seres de direito e produtores de cultura, em seguida, o estudo traz a definição da palavra Experiência descrito por Larrosa Bondía (2004). Traça-se o perfil e as práticas docentes das Pedagogas participantes da pesquisa. Os resultados do estudo indicaram a falta de uma formação inicial mais significativa e que se volte ao ensino da importância dos museus na formação de professores, bem como de planejamento docente nas práticas pedagógicas que incluam os museus; falta de uma concepção de infâncias que contemple a definição do autor Sarmento (2004), apontando também a necessidade dos /as docentes assumirem uma Pedagogia mais engajada; a desvalorização dos professores de arte, principalmente na Educação Infantil por parte das autoridades governamentais e a precarização do ensino público para a Infância.
Abstract: The present research presents the museological institutions as important for cultural, artistic, historical and aesthetic development in the period of childhood, Based on this assumption, the study has the general objective of understanding how the (a) Pedagogue (a) stimulates artistic appreciation in the art-educational constitution of the small child in contact with museums, understanding them as their space for right. They constitute an integral part of the objectives of this study, to reflect on the importance of museums as spaces for young children's rights, as well as their contributions to a pedagogical practice in dialogue with stimulation of appreciation artistic; analyze concrete experiences of teaching practice in Early Childhood Education and under what logics they are operated, as well as identifying the cultural profile of this education professional, through its relationship with Art and Culture. It is a study of qualitative approach developed through an exploratory research that had as data collection instruments, conducting interviews and applying quiz. As a theoretical reference, it brings in the literature review authors such as, Carvalho and Lopes (2016), Gabre (2019), Leite (2006), Santos (2017) and Selli (2013) that contribute significantly to the themes of Children, Education and Museum. Also were chosen as a theoretical contribution to support the research and analysis of the given the publications: “Education as a practice of freedom” (FREIRE, 1967) and "Pedagogy of Autonomy, knowledge necessary for educational practice" (FREIRE, 1996) dialoguing with "Engaged Pedagogy", in the book: "Teaching to transgress: the as a practice of freedom" by Hooks (2013), which point to essential reflections to the act of teaching and learning. To briefly contextualize the conception of childhood in medieval Europe we used the reference of the author Ariès (1981), in colonial Brazil, Barbosa and Santos (2017) and in depth, with the intention of highlighting the concept of children and childhood nowadays, it was necessary to approach the conception developed by Sarmento (2004) who perceive them as beings of law and culture producers, then the study brings the definition of the word Experience described by Larrosa Bondía (2004). The profile and teaching practices of the Pedagogues participating in the research. The results of the study indicated the lack of a more significant initial training and that goes back to teaching the importance of museums in teacher training, as well as teaching planning in pedagogical practices that include museums; lack of a conception of childhoods that contemplates the definition of the author Sarmento (2004), also pointing to the need for teachers to assume a more engaged Pedagogy; The devaluation of art teachers, especially in Early Childhood Education by the of government authorities and the precariousness of public education for children.
Palavras-chave: Museu
infâncias
Formação de professores
crianças
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35768
Data do documento: 28-Jun-2022
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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