Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35754
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação escolar quilombola: um olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos na Comunidade Quilombola de Gavião
Título(s) alternativo(s): Quilombola school education: a look at youth and adult education in the Quilombola community of Gavião
Autor(es): Jorge, Leilane Santos
Primeiro Orientador: Siqueira, Sandra Maria Marinho
metadata.dc.contributor.referee1: Musial, Gilvanice Barbosa da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Rejane de Oliveira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os principais motivos que têm impedido a alfabetização e conclusão do Ensino Fundamental I dos moradores mais velhos da Comunidade Quilombola de Gavião, localizada na cidade de Antônio Cardoso- Ba. A supracitada comunidade vem apresentando um número preocupante de analfabetismo e não conclusão da referida etapa escolar e isto tem provocado um déficit educacional muito grande dentro da comunidade quando diz respeito ao público da EJA, uma vez que, a escola localizada dentro da comunidade não oferece turmas para os moradores. A abordagem metodológica adotada na pesquisa referenciou-se na revisão bibliográfica de natureza qualitativa contando com uma base empírica. Para tanto foi utilizado como procedimento para coleta de dados, instrumento entrevista, com objetivo de capturar as narrativas apresentadas pelos sujeitos da pesquisa, transcrição de áudios dos participantes e pertencentes a segmentos da AJA e EJA do ensino fundamental I. A presente pesquisa exibe como objetivo geral - Analisar criticamente o que tem provocado o alto índice de analfabetismo e não conclusão do Ensino Fundamental I pela geração mais velha na Comunidade Quilombola de Gavião. Com a finalidade de alcançar o objetivo geral tornou-se necessário seguir alguns fins específicos - Averiguar as principais causas do analfabetismo e não conclusão do EF I na Comunidade Quilombola de Gavião. Mapear a faixa etária mais atingida pela não abertura de turmas para EJA na comunidade supracitada. Analisar a historicidade da comunidade.
Abstract: The present work aims to present the main reasons that have prevented the literacy and completion of Elementary School I of the older residents of Quilombola Community of Gavião, located in the city of Antônio Cardoso-Ba. THE community has been showing a worrying number of illiteracy and not completion of that school stage and this has caused a very great within the community when it comes to the EJA's public, since the school located within the community does not offer classes for residents. The aproach methodology adopted in the research was referenced in the bibliographic review of qualitative with an empirical basis. For that, it was used as a procedure for data collection, interview instrument, in order to capture the narratives presented by the research subjects, transcription of participants' audios and belonging to segments of AJA and EJA of elementary school I. The present research exhibits as a general objective - To critically analyze what has caused the high rate of illiteracy and non-completion of Elementary School I by the older generation in Quilombola Community of Gavião. In order to achieve the general objective it became necessary to follow some specific purposes - Investigate the main causes of illiteracy and non-completion of EF I in the Quilombola Community of Gavião. Map the age group more affected by the non-opening of classes for EJA in the aforementioned community. analyze the community historicity.
Palavras-chave: Quilombo Escolar Quilombola
Eja
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35754
Data do documento: 5-Jul-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (FACED)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.