Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35724
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leone Alves da-
dc.date.accessioned2022-07-21T18:02:06Z-
dc.date.available2022-07-21T18:02:06Z-
dc.date.issued2022-07-07-
dc.identifier.citationSILVA, Leone Alves da. A escolha de jovens cotistas pelo Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahia. 82f. 2022. Monografia (Graduação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35724-
dc.description.abstractThe present work aimed to understand the process of choosing the Bachelor Interdisciplinary Program (BI) of the Federal University of Bahia (UFBA) by young quota holders, graduates of public schools, self-declared black and brown and with a per capita income of up to one salary minimum, considering or selective format of the Unified Selection System (SiSU). The investigation started from the hypothesis that the young quota holders choose the UFBA BI as a alternative, but viable, of access to the public university, in view of the possibility of, after complete it, join a highly competitive professional course at SiSU, through selection process restricted to BI graduates. Methodological research procedures were guiding by the qualitative approach and consisted of analysis of a database containing information sober young people who participated in a UFBA extension project that aimed at these students in their preparation process for the National Teaching Exam (Enem), conducting interviews with two solutions as Medium in the BI in Health and a postgraduate degree from BI in Science and Technology. The results revealed that the status UFBA social security associated with the possibility of entering a professional course considered of greater social prestige after the completion of BI led as young people to choose the course. Not this with regard to permanence, this faith guaranteed by student assistance policies and support from older students in the indication of curricular components that contribute to the successful transition to the second cycle. However, from the moment of choice he ate a conclusion of the course, the interviews point out institutional and formative barriers in the operationalization of BI. As for future youth projects, we identified how your main desire, entering the world of work, as it is the opportunity to change their living conditions and families.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectCotaspt_BR
dc.subjectAcesso e Permanênciapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectUFBApt_BR
dc.subjectBacharelados Interdisciplinarespt_BR
dc.titleA escolha de jovens cotistas pelo Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Marta Licia Teles Brito de-
dc.contributor.advisor1ID0000-0003-1777-4734pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2445300469239243pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Paulo Cesar Oliveira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9981093222519534pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Sonia Maria Rocha-
dc.contributor.referee2ID0000-0001-9893-2321pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8410150315315456pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0144075852111351pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo compreender o processo de escolha do Bacharelado Interdisciplinar (BI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) por jovens cotistas, egressos de escolas públicas, autodeclarados pretos e pardos e com renda per capita de até um salário mínimo, considerando o formato seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A investigação partiu da hipótese de que os jovens cotistas escolhem o BI da UFBA como uma alternativa mais viável de acesso à universidade pública, tendo em vista a possibilidade de, após concluí-lo, ingressar em um curso profissional de alta concorrência no SiSU, através de processo seletivo restrito aos graduados do BI. Os procedimentos metodológicos da pesquisa foram orientados pela abordagem qualitativa e constaram de análise de um banco de dados contendo informações sobre jovens que participaram de um projeto de extensão da UFBA que visava apoiar esses estudantes em seu processo de preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), bem como, realização de entrevistas com duas jovens formadas no BI em Saúde e uma graduada no BI em Ciência e Tecnologia. Os resultados obtidos revelam que o status social da UFBA associado à possibilidade de ingressar em um curso profissional considerado de maior prestígio social após a conclusão do BI levaram as jovens a escolher o curso. No que diz respeito à permanência, esta foi garantida por políticas de assistência estudantil e apoio de estudantes mais velhos na indicação de componentes curriculares que contribuem para a passagem bem sucedida para o segundo ciclo. Entretanto, do momento da escolha até a conclusão do curso, as entrevistas apontam barreiras institucionais e formativas na operacionalização do BI. Quanto aos projetos futuros destes jovens, identificamos como o seu principal desejo, a entrada no mundo do trabalho, por ser a oportunidade de alterar suas condições de vida e das suas famílias.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_LeoneAlvesdaSilva_finalissima (1).pdfTCC_LeoneAlvesdaSilva694,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.