https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3563| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Formação de professores exige rede! |
| Título(s) alternativo(s): | Revista Brasileira de Educação |
| Autor(es): | Pretto, Nelson De Luca |
| Autor(es): | Pretto, Nelson De Luca |
| Abstract: | O analisa as políticas públicas de comunicação e de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. Fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho, incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessa políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento. |
| Palavras-chave: | Internet Formação de professores Educação à distância Políticas públicas Teacher development Distance education Public policies |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3563 |
| Data do documento: | 2002 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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