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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação de professores exige rede!
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Educação
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Abstract: O analisa as políticas públicas de comunicação e de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. Fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho, incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessa políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.
Palavras-chave: Internet
Formação de professores
Educação à distância
Políticas públicas
Teacher development
Distance education
Public policies
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3563
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

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