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dc.contributor.authorPretto, Nelson De Luca-
dc.creatorPretto, Nelson De Luca-
dc.date.accessioned2011-10-27T09:45:23Z-
dc.date.available2011-10-27T09:45:23Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.issn1413-2478-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3563-
dc.descriptionP. 121-131.May/Aug.pt_BR
dc.description.abstractO analisa as políticas públicas de comunicação e de educação, com ênfase na formação de professores. Os projetos governamentais na área de educação a distância, especialmente o Programa TV Escola e o PROINFO, são analisados identificando a distância que existe entre os planos governamentais e a realidade educacional brasileira. Fica evidente, no discurso oficial, que, em última instância, se as políticas não derem certo, a culpa será sempre do professor. Isso vem se dando em razão da desvalorização continuada do professorado, reforçada contemporaneamente com a implantação de programas de educação a distância para a formação de professores. Na maioria das vezes, isso se dá de forma aligeirada e superficial, preocupando-se os programas, em última instância, apenas com a certificação dos professores para atender à LDB. Em oposição a isso, enfatiza-se a necessidade de fortalecimento da escola e do professor através de, entre outras coisas, oferecimento de sólida formação e da melhoria das condições de trabalho, incluindo aí a necessária presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Na análise dessa políticas, evidencia-se a distância do MEC do sistema público de ensino superior, em especial das faculdades de educação, que poderiam desempenhar importante papel nesse momento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectTeacher developmentpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.titleFormação de professores exige rede!pt_BR
dc.title.alternativeRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numbern. 20pt_BR
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