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Tipo: Dissertação
Título: Alfabetização e heterogeneidade: o desafio de considerar os diversos saberes sobre a escrita no ensino remoto emergencial
Autor(es): Mota, Adriana Sandes
Primeiro Orientador: Zen, Giovana Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Cordeiro, Karina de Oliveira Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee3: Zen, Giovana Cristina
Resumo: O estudo em questão trata-se de uma pesquisa que tem origem nas inquietações em torno das relações entre alfabetização e heterogeneidade e assume como principal objetivo a análise das estratégias utilizadas pelas professoras alfabetizadoras para fomentar a interação entre estudantes com conceitualizações distintas sobre o sistema de escrita, no contexto das aulas remotas realizadas durante a pandemia. As discussões realizadas estão ancoradas principalmente nas contribuições de Ferreiro, Vygotsky, Lerner, Freire, Manacorda e Fernández Enquita. A abordagem metodológica qualitativa ancorou este trabalho como um estudo de caso comprometido com a ação educativa em um contexto tão adverso como o pandêmico. Os dados foram produzidos através do acompanhamento de três professoras alfabetizadoras que atuaram no ERE em uma instituição que atende os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no município de Amargosa/BA. O questionário, a entrevista narrativa e a observação participante foram utilizadas como instrumentos de produção de dados durante a realização da pesquisa empírica. A análise dos dados permitiu reconhecer os limites impostos pelo ERE na vida cotidiana das escolas de Ensino Fundamental I. As professoras alfabetizadoras que participaram da pesquisa reconheceram a heterogeneidade própria da classe como uma vantagem pedagógica para ensinar a ler e a escrever, mas revelaram grande dificuldade em considerá-la no planejamento e na realização de situações didáticas, o que indica a necessidade urgente de repensar práticas homogeneizantes no âmbito da formação de professores alfabetizadores.
Abstract: The study in question is a research that originates from concerns about the relationship between literacy and heterogeneity and has as its main objective the analysis of the strategies used by literacy teachers to foster interaction between students with different conceptualizations about the writing system , in the context of remote classes held during the pandemic. The discussions held are mainly anchored in the contributions of Ferreiro, Vygotsky, Lerner, Freire, Manacorda and Fernández Enquita. The qualitative methodological approach anchored this work as a case study committed to educational action in a context as adverse as the pandemic. The data were produced through the monitoring of three literacy teachers who worked in the ERE in an institution that attends the Initial Years of Elementary School in the municipality of Amargosa/BA. The questionnaire, the narrative interview and the participant observation were used as data production instruments during the empirical research. Data analysis allowed us to recognize the limits imposed by the ERE on the everyday life of elementary schools. The literacy teachers who participated in the research recognized the class's own heterogeneity as a pedagogical advantage to teach reading and writing, but revealed great difficulty to consider it in the planning and implementation of didactic situations, which indicates the urgent need to rethink homogenizing practices in the context of training literacy teachers.
Palavras-chave: Alfabetização
Heterogeneidade
Prática educativa
Heterogeneity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35595
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

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