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Tipo: Tese
Título: Pedagogia histórico-crítica e educação física:entre limites e avanços das aproximações/apropriações
Autor(es): Silva, Jaqueline Rodrigues
Primeiro Orientador: Peixoto, Elza Margarida de Mendonça
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Antônio Leonan Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Moradillo, Edílson Fortuna de
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Rogério Massarotto de
metadata.dc.contributor.referee4: Morschbacher, Márcia
metadata.dc.contributor.referee5: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
Resumo: Esta tese foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, a partir do grupo de pesquisa Marxismo e Políticas de Trabalho e Educação (MTE). O objeto da mesma situa-se no desenvolvimento de uma teoria pedagógica crítica, a Pedagogia Histórico-Crítica, e suas relações e nexos com a área de conhecimento da Educação Física, em particular com a Metodologia Crítico-Superadora. Investigamos essa relação tendo como ponto de partida o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, onde está sistematizada a proposição Crítico-Superadora, que adota alguns fundamentos da teoria pedagógica citada. Em uma constatação preliminar, a partir de estudos anteriores, o que se apontava eram dois polos de explicações: a) a pedagogia crítico-superadora elaborou categorias próprias, o que demonstrava, na aparência, certa autonomia perante a teoria pedagógica; b) a existência de uma aproximação com a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), entendendo que tanto a teoria pedagógica quanto a metodologia de ensino estão em processo de desenvolvimento, ou seja, em construção coletiva, através de teses, dissertações, grupos de pesquisa e em disciplinas nos programas de pós-graduação. Em acordo com a segunda formulação, por identificar uma relação de identidade que se estabelece devido a influência do materialismo histórico e dialético, que está presente em ambas as teorias, e da defesa da transmissão/apropriação dos conhecimentos científicos enquanto uma das principais funções da Escola, foram levantadas questões preliminares, tais como: qual é a qualidade dessa relação? É possível se aproximar de uma teoria pedagógica e não adotar todos seus fundamentos e princípios? Assim, alguns estudos que fazem essas associações acabam na superficialidade, porque não se radicalizou a teoria pedagógica. Neste sentido, partimos do seguinte problema/pergunta científica: como as aproximações/apropriações superficiais dos fundamentos da PHC pela educação física impedem o desenvolvimento crítico, teórico-metodológico dessa relação? Como objetivos tivemos: a) compreender os limites e avanços das aproximações entre a PHC e a educação física e b) através das categorias da teoria pedagógica histórico-crítica, discutir e apontar possibilidades de superação dos limites encontrados nas aproximações/apropriações. Enquanto hipótese, defendemos que as aproximações/apropriações superficiais da teoria pedagógica histórico-crítica podem acarretar em prejuízos ao desenvolvimento crítico, teórico-metodológicos e de formação no campo da educação e da educação física. Fizemos a análise e a relação (de afastamento ou aproximação) das obras Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações e Metodologia do Ensino de Educação Física através de sete aspectos/concepções, a saber: ser humano, sociedade, educação, escola, ensino, método de ensino e conhecimento, somado a um estudo bibliográfico utilizando o método dialético de compreensão da realidade. Foram levantadas sete produções, sendo uma tese de doutorado e seis dissertações, para analisar as aproximações/apropriações da PHC com a área da educação física. Como parte das conclusões, apontamos que não houve a radicalização da teoria pedagógica nas aproximações/apropriações da PHC na educação física.
Abstract: This thesis was developed in the Post-Graduate Program of the Faculty of Education of the Federal University of Bahia, from the research group "Marxism and Labor Policies and Education" - MTE. The object of this study is located in the development of a critical pedagogical theory, the Historical-Critical Pedagogy and its relations and nexus with the Physical Education knowledge area. We investigate that relationship considering as a starting point the book "Methodology of the Teaching of Physical Education", where the "Critical-Overcoming" proposition is systematized, which adopts some fundamentals of that pedagogical theory. In a preliminary observation from previous studies, were pointed out two poles of explanation: a) Critical-overcoming pedagogy elaborated its own categories, which apparently demonstrated certain autonomy in front of the pedagogical theory; b) the existence of a approach with the Historical-Critical Pedagogy - PHC, understanding that both pedagogical theory and teaching methodology are in developing process, that is, in collective construction through theses, dissertations, research groups and disciplines in postgraduate programs. According to the second formulation, to identify an identity relationship that is established due to the influence of the Historical and Dialectical Materialism that is present in both and of the defense of the transmission / appropriation of the scientific knowledge as one of the main functions of the School, preliminary questions were raised such as: what is the quality of this relationship? Is it possible to approach a pedagogical theory and not adopt all its fundamentals? Its principles? Thus, some studies that make these associations are superficial, because pedagogical theory was not radicalized. In this sense, we start with the following scientific problem/ question: How can the superficial approximations / appropriations of PHC's fundamentals by Physical Education can hamper the critical, theoretical-methodological development of this area? As objectives we had: a) to understand the limits and advances of the PHC-Physical Education approaches, b) through the categories of historical-critical pedagogical theory, discuss and point out possibilities of overcoming the limits found in the approximations / appropriations. As a hypothesis, we argue that the superficial approximations / appropriations of the Historical-Critical Pedagogical Theory can lead to a loss of critical, theoretical-methodological and training development in the field of Education and Physical Education. We did a bibliographic study using the dialectical method of understanding reality. Seven productions were made, being a doctoral thesis and six dissertations, to analyze the approximations / appropriations of the PHC with the area of ​​Physical Education. As part of the conclusions, we pointed out that: there was no radicalization of pedagogical theory in the approximations/appropriations of PHC in Physical Education.
Palavras-chave: Pedagogia histórico - crítica
Educação Física - Metodologia
Educação física - Estudo e ensino (Superior)
Educação
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: SILVA, Jaqueline Rodrigues da. Pedagogia histórico-crítica e educação física: entre os limites e avanços das aproximações/apropriações. 152 f. il. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35586
Data do documento: 28-Mar-2019
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