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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social
Otros títulos : Lapidation of reading mediators and subject readers for social protagonism
metadata.dc.creator: Santos, Raquel do Rosário
Sousa, Ana Claudia Medeiros de
Jesus, Ingrid Paixão de
metadata.dc.description.resumo: A leitura amplia a possibilidade de o sujeito alcançar novos horizontes como um ser crítico socialmente construído. Nesse contexto, a biblioteca comunitária é entendida como um ambiente acolhedor e que apoia seus usuários em relação à busca da informação, ao acesso a ela, ao seu uso e à apropriação. Quanto às atividades de extensão na universidade, proporcionam a aproximação e o diálogo entre a comunidade acadêmica e a população. Objetivo: Investigar a trajetória da realização do projeto de extensão sobre a mediação da leitura, no contexto da biblioteca comunitária, visando formar mediadores da leitura e sujeitos leitores. Embasamento teórico: A pesquisa foi ancorada nas concepções teóricas de Almeida Júnior (1997, 2014), Gomes (2014, 2017), Petit (2008) e Carvalho (2005), entre outros, que compreendem a mediação da leitura como uma ação essencial para formar sujeitos críticos e protagonistas. Metodologia: Foi feita a observação direta, durante as ações de extensão, utilizando como instrumento o diário de campo. No que diz respeito à coleta de dados, foi aplicado um questionário para os integrantes do ‘Projeto Lapidar’, composto de discentes e egressos dos Cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Resultados: O estudo mostrou que é importante qualificar mediadores da leitura e elaborar projetos de extensão que propiciem a execução de ações de mediação da leitura. Conclusão: É preciso formar e fortalecer redes de colaboração e parceria entre a universidade e a comunidade, que conta com os ambientes informacionais para apoiar a formação de mediadores de leitura e sujeitos leitores.
Resumen : Reading expands the possibility of the subject reaching new horizons while being socially constructed critical. Thus, we understand the role of the community library as a welcoming environment that supports the search, access, use and appropriation of users' information. As for extension activities at the university, they provide rapprochement and dialogue between the academic community and the population. Objective: To investigate the trajectory of the realization of the extension project on reading mediation in the context of the community library, aiming at the formation of reading mediators and reading subjects. Theoretical background: it was based on the theoretical conceptions of Almeida Júnior
Palabras clave : leitura
mediação da leitura
biblioteca comunitária
extensão universitária.
biblioteca universitária
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Outra instituição
metadata.dc.publisher.initials: OI
Citación : SANTOS, R.; SOUSA, A. C. M.; JESUS, I. P. Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 13, n. 1, p. 56-72, jan./abril 2020.
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22932
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35440
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (ICI)

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