Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Raquel do Rosário | - |
dc.creator | Sousa, Ana Claudia Medeiros de | - |
dc.creator | Jesus, Ingrid Paixão de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T19:37:53Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T19:37:53Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, R.; SOUSA, A. C. M.; JESUS, I. P. Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 13, n. 1, p. 56-72, jan./abril 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5213 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35440 | - |
dc.description.abstract | Reading expands the possibility of the subject reaching new horizons while being socially
constructed critical. Thus, we understand the role of the community library as a welcoming environment
that supports the search, access, use and appropriation of users' information. As for extension activities
at the university, they provide rapprochement and dialogue between the academic community and the
population. Objective: To investigate the trajectory of the realization of the extension project on reading
mediation in the context of the community library, aiming at the formation of reading mediators and
reading subjects. Theoretical background: it was based on the theoretical conceptions of Almeida Júnior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Outra instituição | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RICI: Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject | leitura | pt_BR |
dc.subject | mediação da leitura | pt_BR |
dc.subject | biblioteca comunitária | pt_BR |
dc.subject | extensão universitária. | pt_BR |
dc.subject | biblioteca universitária | pt_BR |
dc.subject.other | reading | pt_BR |
dc.subject.other | reading mediation | pt_BR |
dc.subject.other | community library university extension | pt_BR |
dc.subject.other | university library | pt_BR |
dc.title | Lapidação de mediadores de leitura e sujeitos leitores para o protagonismo social | pt_BR |
dc.title.alternative | Lapidation of reading mediators and subject readers for social protagonism | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.initials | OI | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.citation.volume | v. 13 | pt_BR |
dc.citation.issue | n. 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | p. 56 | pt_BR |
dc.citation.epage | p. 72 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22932 | pt_BR |
dc.description.resumo | A leitura amplia a possibilidade de o sujeito alcançar novos horizontes como um ser crítico
socialmente construído. Nesse contexto, a biblioteca comunitária é entendida como um ambiente
acolhedor e que apoia seus usuários em relação à busca da informação, ao acesso a ela, ao seu uso e à apropriação. Quanto às atividades de extensão na universidade, proporcionam a aproximação e o
diálogo entre a comunidade acadêmica e a população. Objetivo: Investigar a trajetória da realização do
projeto de extensão sobre a mediação da leitura, no contexto da biblioteca comunitária, visando formar
mediadores da leitura e sujeitos leitores. Embasamento teórico: A pesquisa foi ancorada nas
concepções teóricas de Almeida Júnior (1997, 2014), Gomes (2014, 2017), Petit (2008) e Carvalho
(2005), entre outros, que compreendem a mediação da leitura como uma ação essencial para formar
sujeitos críticos e protagonistas. Metodologia: Foi feita a observação direta, durante as ações de
extensão, utilizando como instrumento o diário de campo. No que diz respeito à coleta de dados, foi
aplicado um questionário para os integrantes do ‘Projeto Lapidar’, composto de discentes e egressos
dos Cursos de Biblioteconomia e Arquivologia. Resultados: O estudo mostrou que é importante
qualificar mediadores da leitura e elaborar projetos de extensão que propiciem a execução de ações de
mediação da leitura. Conclusão: É preciso formar e fortalecer redes de colaboração e parceria entre a
universidade e a comunidade, que conta com os ambientes informacionais para apoiar a formação de
mediadores de leitura e sujeitos leitores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI)
|