Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35371
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais
Other Titles: The context-conceptual evolution of infocommunication competences
metadata.dc.creator: Borges, Jussara
Brandão, Gleise
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste ensaio é discorrer sobre a evolução do conceito subjacente à competência em informação sem a pretensão de abarcar todos os pontos de vista sob os quais o conceito tem sido concebido. Acredita-se que a interação propiciada pelas tecnologiasde informação e comunicação pressionam o conceito no sentido da inclusão de aspectos como a relação de comunicação com o outro. Assim, defende-se a promoção de um modelo que procura acrescentar à competência em informação o aspecto comunicativo, levando àproposta das competências infocomunicacionais. Enfatiza-se a necessidade de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas competências a partir da conectividade e da meta-aprendizagem, aspectos defendidos pelo conectivismo e pela metaliteracy. As reflexões em torno da aproximação das competências infocomunicacionais a esses dois conceitos possibilitam avançar quanto às discussões a respeito da evolução do conceito de competência em informação para uma perspectiva metacognitiva, interativa e colaborativa.
Abstract: The purpose of this essay is to discussthe evolution of the concept of information literacy without claiming to encompass all the points of view under which the concept has been conceived. It is believed that the interaction provided by information and communication technologies presses the concept towards the inclusion of aspects such as the relationship of communication with the other. Thus, we advocate the promotion of a model that seeks to add to the information literacy the communicative aspect, leading to the proposal of infocommunicational competences. It is emphasized that we need to promote the development and improvement of these competences from connectivity and meta-learning, aspects defended by connectivism and metaliteracy. The reflections about the approximation of infocommunicational competences to these two concepts make it possible to advance in the discussions about the evolution of the concept of information literacy to a metacognitive, interactive and collaborative perspective
Keywords: Competência em informação
Competência em comunicação
Competências infocomunicacionais
Conectivismo
Metaliteracy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: OI
Citation: BORGES, Jussara; BRANDÃO, Gleise. Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais. Logeion: Filosofia da Informação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 75–86, 2017. DOI: 10.21728/logeion.2017v3n2.p75-86. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/3839. Acesso em: 17 maio 2022.
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21728/logeion.2017v3n2.p75-86
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35371
Issue Date: 1-Apr-2017
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais.pdf591,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.