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dc.creatorBorges, Jussara-
dc.creatorBrandão, Gleise-
dc.date.accessioned2022-05-27T19:50:26Z-
dc.date.available2022-05-27T19:50:26Z-
dc.date.issued2017-04-01-
dc.identifier.citationBORGES, Jussara; BRANDÃO, Gleise. Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais. Logeion: Filosofia da Informação, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 75–86, 2017. DOI: 10.21728/logeion.2017v3n2.p75-86. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/3839. Acesso em: 17 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2358-7806pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35371-
dc.description.abstractThe purpose of this essay is to discussthe evolution of the concept of information literacy without claiming to encompass all the points of view under which the concept has been conceived. It is believed that the interaction provided by information and communication technologies presses the concept towards the inclusion of aspects such as the relationship of communication with the other. Thus, we advocate the promotion of a model that seeks to add to the information literacy the communicative aspect, leading to the proposal of infocommunicational competences. It is emphasized that we need to promote the development and improvement of these competences from connectivity and meta-learning, aspects defended by connectivism and metaliteracy. The reflections about the approximation of infocommunicational competences to these two concepts make it possible to advance in the discussions about the evolution of the concept of information literacy to a metacognitive, interactive and collaborative perspectivept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofLogeion: Filosofia da Informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em comunicaçãopt_BR
dc.subjectCompetências infocomunicacionaispt_BR
dc.subjectConectivismopt_BR
dc.subjectMetaliteracypt_BR
dc.subject.otherInformation Literacypt_BR
dc.subject.otherCommunication competencespt_BR
dc.subject.otherInfocommunicational competencespt_BR
dc.subject.otherConnectivismpt_BR
dc.subject.otherMetaliteracypt_BR
dc.titleEvolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionaispt_BR
dc.title.alternativeThe context-conceptual evolution of infocommunication competencespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsOIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage75pt_BR
dc.citation.epage86pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21728/logeion.2017v3n2.p75-86pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste ensaio é discorrer sobre a evolução do conceito subjacente à competência em informação sem a pretensão de abarcar todos os pontos de vista sob os quais o conceito tem sido concebido. Acredita-se que a interação propiciada pelas tecnologiasde informação e comunicação pressionam o conceito no sentido da inclusão de aspectos como a relação de comunicação com o outro. Assim, defende-se a promoção de um modelo que procura acrescentar à competência em informação o aspecto comunicativo, levando àproposta das competências infocomunicacionais. Enfatiza-se a necessidade de promover o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas competências a partir da conectividade e da meta-aprendizagem, aspectos defendidos pelo conectivismo e pela metaliteracy. As reflexões em torno da aproximação das competências infocomunicacionais a esses dois conceitos possibilitam avançar quanto às discussões a respeito da evolução do conceito de competência em informação para uma perspectiva metacognitiva, interativa e colaborativa.pt_BR
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