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metadata.dc.type: Dissertação
Título : O gestor social como designer: a identidade na gestão do produto cultural
metadata.dc.creator: Vale, Cleonisia Alves Rodrigues do
metadata.dc.contributor.advisor1: Davel, Eduardo
metadata.dc.contributor.referee1: Davel, Eduardo
metadata.dc.contributor.referee2: Cavedon, Neusa Rolita
metadata.dc.contributor.referee3: Ferreira, Fábio Almeida
metadata.dc.description.resumo: O tema dos recursos locais (produtos, conhecimento, pessoas, práticas) e da sua valorização em benefício das comunidades e economias locais é de grande interesse e atualidade na perspectiva tanto do design como dos estudos sobre desenvolvimento local. Esta pesquisa surge da demanda identificada de valorização do produto cultural para estimular o desenvolvimento local, com o objetivo de propor uma metodologia de desenvolvimento de produtos hiperculturais de acordo com a identidade cultural local. Para alcançar tal intento, utilizamos as teorias dos Estudos Culturais, da Gestão Social e do Design, e realizamos um estudo de caso múltiplo, que nos permitiu a imersão (para coleta de dados) em experiências que mais se aproximaram da tecnologia de gestão social pesquisada. O resultado se materializa na proposta do livro “Gestão do Produto Hipercultural: Valorizando a Identidade Cultural no Design”, que apresenta a tecnologia de gestão social estruturada em quatro etapas e suas respectivas fases. Por fim, concluímos que a metodologia proposta poderá impactar positivamente tanto para o produtor da cultura quanto para a comunidade.
Resumen : The theme of local resources (products, knowledge, people, practices) and their appreciation for the benefit of local communities and economies is of great interest and relevance in terms of design and local development. This research arises from the identified enhancement of the cultural product for local development in order to propose a methodology for developing hyperculturais products according to the local cultural identity. To achieve this purpose, we use theories of Cultural Studies, Social Management and Design and conducted a multiple case study, which allowed us to immersion (for data collection) in experiments that came closer to the social management researched technology. The resulting product is a book proposal "Managing Hypercultural Products: valuing cultural identity in design" which features the technology of social management structured in four stages and their respective phases. Finally, we conclude that the proposed methodology can positively impact the producer of culture and the community.
Palabras clave : Administração local – Estudos interculturais
Administração cultural
Desenvolvimento social
Identidade social
Design
metadata.dc.subject.cnpq: CIÊNCIAS, SOCIAIS APLICADAS, ADMINISTRAÇÃO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35328
Fecha de publicación : 14-abr-2014
Aparece en las colecciones: Dissertação (PDGS)

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