Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Vale, Cleonisia Alves Rodrigues do | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T12:04:48Z | - |
dc.date.available | 2022-05-25T12:04:48Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35328 | - |
dc.description.abstract | The theme of local resources (products, knowledge, people, practices) and their appreciation
for the benefit of local communities and economies is of great interest and relevance in terms
of design and local development. This research arises from the identified enhancement of the
cultural product for local development in order to propose a methodology for developing
hyperculturais products according to the local cultural identity. To achieve this purpose, we
use theories of Cultural Studies, Social Management and Design and conducted a multiple
case study, which allowed us to immersion (for data collection) in experiments that came closer
to the social management researched technology. The resulting product is a book proposal
"Managing Hypercultural Products: valuing cultural identity in design" which features the
technology of social management structured in four stages and their respective phases. Finally,
we conclude that the proposed methodology can positively impact the producer of culture
and the community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Administração local – Estudos interculturais | pt_BR |
dc.subject | Administração cultural | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento social | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject.other | Local administration - Intercultural studies | pt_BR |
dc.subject.other | Cultural administration | pt_BR |
dc.subject.other | Social development | pt_BR |
dc.subject.other | Social identity | pt_BR |
dc.subject.other | Design | pt_BR |
dc.title | O gestor social como designer: a identidade na gestão do produto cultural | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Crocco, Heloisa | - |
dc.publisher.program | Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS, SOCIAIS APLICADAS, ADMINISTRAÇÃO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Davel, Eduardo | - |
dc.contributor.advisor1ID | ttps://orcid.org/0000-0003-0610-6474 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | ttp://lattes.cnpq.br/6818628123587050 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Davel, Eduardo | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-0610-6474 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6818628123587050 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cavedon, Neusa Rolita | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9353336569226073 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Fábio Almeida | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0767810129524053 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4034997502979727 | pt_BR |
dc.description.resumo | O tema dos recursos locais (produtos, conhecimento, pessoas, práticas) e da sua valorização
em benefício das comunidades e economias locais é de grande interesse e atualidade na
perspectiva tanto do design como dos estudos sobre desenvolvimento local. Esta pesquisa
surge da demanda identificada de valorização do produto cultural para estimular o
desenvolvimento local, com o objetivo de propor uma metodologia de desenvolvimento de
produtos hiperculturais de acordo com a identidade cultural local. Para alcançar tal intento,
utilizamos as teorias dos Estudos Culturais, da Gestão Social e do Design, e realizamos um
estudo de caso múltiplo, que nos permitiu a imersão (para coleta de dados) em experiências
que mais se aproximaram da tecnologia de gestão social pesquisada. O resultado se
materializa na proposta do livro “Gestão do Produto Hipercultural: Valorizando a Identidade
Cultural no Design”, que apresenta a tecnologia de gestão social estruturada em quatro etapas
e suas respectivas fases. Por fim, concluímos que a metodologia proposta poderá impactar
positivamente tanto para o produtor da cultura quanto para a comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PDGS)
|