Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVale, Cleonisia Alves Rodrigues do-
dc.date.accessioned2022-05-25T12:04:48Z-
dc.date.available2022-05-25T12:04:48Z-
dc.date.issued2014-04-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35328-
dc.description.abstractThe theme of local resources (products, knowledge, people, practices) and their appreciation for the benefit of local communities and economies is of great interest and relevance in terms of design and local development. This research arises from the identified enhancement of the cultural product for local development in order to propose a methodology for developing hyperculturais products according to the local cultural identity. To achieve this purpose, we use theories of Cultural Studies, Social Management and Design and conducted a multiple case study, which allowed us to immersion (for data collection) in experiments that came closer to the social management researched technology. The resulting product is a book proposal "Managing Hypercultural Products: valuing cultural identity in design" which features the technology of social management structured in four stages and their respective phases. Finally, we conclude that the proposed methodology can positively impact the producer of culture and the community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectAdministração local – Estudos interculturaispt_BR
dc.subjectAdministração culturalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subject.otherLocal administration - Intercultural studiespt_BR
dc.subject.otherCultural administrationpt_BR
dc.subject.otherSocial developmentpt_BR
dc.subject.otherSocial identitypt_BR
dc.subject.otherDesignpt_BR
dc.titleO gestor social como designer: a identidade na gestão do produto culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCrocco, Heloisa-
dc.publisher.programMestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS, SOCIAIS APLICADAS, ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.contributor.advisor1Davel, Eduardo-
dc.contributor.advisor1IDttps://orcid.org/0000-0003-0610-6474pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattesttp://lattes.cnpq.br/6818628123587050pt_BR
dc.contributor.referee1Davel, Eduardo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0610-6474pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6818628123587050pt_BR
dc.contributor.referee2Cavedon, Neusa Rolita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9353336569226073pt_BR
dc.contributor.referee3Ferreira, Fábio Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767810129524053pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4034997502979727pt_BR
dc.description.resumoO tema dos recursos locais (produtos, conhecimento, pessoas, práticas) e da sua valorização em benefício das comunidades e economias locais é de grande interesse e atualidade na perspectiva tanto do design como dos estudos sobre desenvolvimento local. Esta pesquisa surge da demanda identificada de valorização do produto cultural para estimular o desenvolvimento local, com o objetivo de propor uma metodologia de desenvolvimento de produtos hiperculturais de acordo com a identidade cultural local. Para alcançar tal intento, utilizamos as teorias dos Estudos Culturais, da Gestão Social e do Design, e realizamos um estudo de caso múltiplo, que nos permitiu a imersão (para coleta de dados) em experiências que mais se aproximaram da tecnologia de gestão social pesquisada. O resultado se materializa na proposta do livro “Gestão do Produto Hipercultural: Valorizando a Identidade Cultural no Design”, que apresenta a tecnologia de gestão social estruturada em quatro etapas e suas respectivas fases. Por fim, concluímos que a metodologia proposta poderá impactar positivamente tanto para o produtor da cultura quanto para a comunidade.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final.pdf8,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.