Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35209
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da família na escolarização de alunos internados para tratamento de saúde no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos – HUPES (UFBA)
Título(s) alternativo(s): Family contributions in the education of interned students for health treatment in the Hospital Complex University Professor Edgard Santos – HUPES (UFBA)
Autor(es): Gomes, Luciana Rodrigues Brasil Palheta
Primeiro Orientador: Bordas, Miguel Angel Garcia
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Alessandra Santana Soares e
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Celeste Ramos da
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Priscila Angelina da Costa
Resumo: Esse estudo teve como objetivo compreender de que forma a família contribui no processo de aprendizagem dos alunos internados em Hospital Universitário da UFBA. A família, é vista como a primeira instituição responsável pela socialização dos indivíduos e tem como complexidade relacionar a natureza da espécie humana com a cultura e a organização de grupos sociais (familiares) principalmente com os processos que envolvem a escolarização do sujeito. Ela é essencial para que a criança ganhe confiança, se sinta valorizada, assistida e como instituição, não pode ignorar a sua responsabilidade na construção dos valores, dos deveres, dos bens comuns, dos pequenos ensinamentos do dia a dia. Quando uma criança está internada, essa relação é alterada, é gerado um grau de incertezas na família e na própria criança, remetendo-as quase sempre a um lugar marcado por sofrimento, atrasos emocionais e cognitivos, levando ao educando um sentimento de isolamento por estar longe dos familiares, dos amigos e da escola. Assim, o atendimento prestado em uma classe hospitalar contribui para o enfrentamento do estresse da/na hospitalização e consequentemente pela continuidade na escolarização. Nos respaldamos teoricamente para tratar sobre as questões da escolarização em situação de hospitalização, Holanda e Collet (2011), Barros (2007), Ceccim (1997, 1999), sobre a familia, Parolin (2010), Portella e Franceschine (2012). Metodologicamente aplicamos um questionário contendo 25 questões a 23 mães acompanhantes, que foram gravadas e transcritas. Como forma para subsidiar a organização dos dados, utilizamos a análise do discurso subjacente proposto por Nicolaci-da-Costa (2007), através do Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS), que se propõe alcançar o significado (muitas vezes inconscientes) que subjaz o que é dito. Consideramos a aprendizagem ancora-se primeiramente no que é ensinado pela família e ao longo da vida do sujeito passa por outros tipos de saberes sejam eles de cunho formais ou não. De qualquer forma, a maioria das famílias têm a pretensão de acompanhá-los no sentido de ajudá-los no que for necessário para o seu desenvolvimento como cidadão. Também que, os comportamentos e pensamentos dos responsáveis em relação a escolarização dos seus filhos variou, desde a preocupação com o futuro e disso depende dos “estudos”, ou seja, da escola, pois, mesmo a doença crônica que o acompanhará por toda vida, e acreditando que a criança não seria capaz de ter um futuro promissor, sem a escola não seria possível prosseguir.
Abstract: This study had as its objective to comprehend in what way families contribute to the learning process of hospitalized students in the University Hospital of UFBA. The family is seen as the first institution responsible for the socialization of individuals and has as its difficult task of relating the nature of the human species with culture and the organization of social groups (family members), especially with processes that involve the subject’s schooling. It is critical for the child to gain confidence, to feel valued, and to be watched, and the institution cannot ignore responsibility in the construction of values, duties, common goods, and small day-to-day teachings. When a child is hospitalized, this relationship is altered, and a certain degree of uncertainty in the family and in the child is sent to a place marked by suffering, emotional and cognitive delays, which brings to the learner a feeling of isolation from being away from their family, friends, and school. This way, the treatment provided in a class during hospitalization contributes to the coping of stress from/of being an inpatient and consequently from the continuation of education. We support the theories of treating the issues of schooling during the situation of hospitalization, Holanda and Collet (2011), Barros (2007), Ceccim (1997, 1999), about family, Parolin (2010), Portella and Franceschine (2012). We methodologically applied a questionnaire containing 25 questions to 23 accompanying mothers whose answers were recorded and transcribed. As a way of subsidizing the organization of the data, we utilized the analysis of underlying speech proposed by Nicolaci-da-Costa (2007), through Underlying Discourse Unveiling Method (UDUM), which proposes to reach the meaning (frequently unconscious) that underlies what is said. We consider that learning anchors itself primarily on what is taught by the family and, during its life, the subject goes through different types of knowledge, be it of formal nature or not. Anyway, the majority of families have the pretense of accompanying them with the intent of helping them with whatever is necessary for their growth as citizens. Also, the behavior and thoughts of those responsible for the subject in regards to the schooling of their children varied about the worry of the future, and that depended on "studies", that is, school, because even with a chronic illness that will accompany them for their whole life, and believing that the child will not be capable of having a promising future, they will not be able to proceed without school.
Palavras-chave: Classe hospitalar
Família e hospitalização
Escolas hospitalares
Crianças doentes - Educação
Família - Contribuições em escolarização
Escolarização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35209
Data do documento: 11-Mar-2022
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO FINAL.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.