https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35208
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A avaliação da aprendizagem na educação infantil: a voz de famílias de uma escola particular em Salvador |
Autor(es): | Silva, Camila de Andrade Coelho |
Primeiro Orientador: | Santos, Marlene Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Marlene Oliveira dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Maria Izabel Souza |
metadata.dc.contributor.referee3: | Monteiro, Heloísa Helena Tourinho |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar quais as concepções das famílias sobre a avaliação da aprendizagem de seus filhos em uma escola particular de Educação Infantil de Salvador. Sabe-se da necessária relação que deve existir entre a escola e as famílias, como forma de compartilhar o conhecimento e o processo de desenvolvimento da criança. Sendo assim, essas famílias devem assumir um papel ativo nesse processo de aprendizagem da criança e estabelecer relações para serem parceiros educativos dos docentes. Para trilhar o caminho e o método da pesquisa, adotou-se a pesquisa exploratória dentro da perspectiva qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados, nesse caso, os pais. O levantamento bibliográfico se baseou nos teóricos Micarello (2010), Bassedas, Huguet e Solé, (1999), Lopes (2003), Depresbiteris e Tavares (2009) e Bondioli e Sávio (2013) por apresentarem a avaliação na EI numa proposta que evidenciam a criança como protagonista no processo de avaliação e ressalva a família como grande colaboradora desse processo. Também esses autores explanam tipos de registros que podem ser utilizados na observação e acompanhamento das práticas pedagógicas. Os resultados da pesquisa mostram as concepções dos pais entrevistados acerca da avaliação na EI onde compreendem a avaliação como uma forma de relatar o processo de aprendizagem da criança, evidenciando o seu desenvolvimento. |
Abstract: | This course conclusion work aimed to investigate how Families' conceptions about the assessment of their children's learning in a private school for Early Childhood Education in Salvador. is known of relationship that must exist between the necessary school and families, as a way of to share knowledge and the process of developing the kid. Therefore, these families must take an active role in this child's learning process and establish relationships to be teachers' educational partners. To tread the path and method of inside, perspective research up the research qualitative, using an interview as a data collection instrument, in this case, the parents. The bibliographic survey was based on the theoretical Micarello (2010), Bassedas, Huguet and Solé, (1999), Lopes (2003), Depresbiteris and Tavares (2009) and Bondioli and Sávio (2013) for presenting the evaluation in EI in a proposal that highlights the child as the protagonist in the evaluation process and emphasizes the family as a great collaborator of that process. These authors also explain the types of records that can be used in the observation and monitoring of practices pedagogical. The survey results show how parents' conceptions regarding the assessment at the EI where the assessment is carried out as a way of reporting the child's learning process, demonstrating its development. |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem Avaliação na Educação Infantil Família |
CNPq: | Ciências humanas Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35208 |
Data do documento: | 2014 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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