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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A avaliação da aprendizagem na educação infantil: a voz de famílias de uma escola particular em Salvador
Autor(es): Silva, Camila de Andrade Coelho
Primeiro Orientador: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Maria Izabel Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Monteiro, Heloísa Helena Tourinho
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar quais as concepções das famílias sobre a avaliação da aprendizagem de seus filhos em uma escola particular de Educação Infantil de Salvador. Sabe-se da necessária relação que deve existir entre a escola e as famílias, como forma de compartilhar o conhecimento e o processo de desenvolvimento da criança. Sendo assim, essas famílias devem assumir um papel ativo nesse processo de aprendizagem da criança e estabelecer relações para serem parceiros educativos dos docentes. Para trilhar o caminho e o método da pesquisa, adotou-se a pesquisa exploratória dentro da perspectiva qualitativa, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados, nesse caso, os pais. O levantamento bibliográfico se baseou nos teóricos Micarello (2010), Bassedas, Huguet e Solé, (1999), Lopes (2003), Depresbiteris e Tavares (2009) e Bondioli e Sávio (2013) por apresentarem a avaliação na EI numa proposta que evidenciam a criança como protagonista no processo de avaliação e ressalva a família como grande colaboradora desse processo. Também esses autores explanam tipos de registros que podem ser utilizados na observação e acompanhamento das práticas pedagógicas. Os resultados da pesquisa mostram as concepções dos pais entrevistados acerca da avaliação na EI onde compreendem a avaliação como uma forma de relatar o processo de aprendizagem da criança, evidenciando o seu desenvolvimento.
Abstract: This course conclusion work aimed to investigate how Families' conceptions about the assessment of their children's learning in a private school for Early Childhood Education in Salvador. is known of relationship that must exist between the necessary school and families, as a way of to share knowledge and the process of developing the kid. Therefore, these families must take an active role in this child's learning process and establish relationships to be teachers' educational partners. To tread the path and method of inside, perspective research up the research qualitative, using an interview as a data collection instrument, in this case, the parents. The bibliographic survey was based on the theoretical Micarello (2010), Bassedas, Huguet and Solé, (1999), Lopes (2003), Depresbiteris and Tavares (2009) and Bondioli and Sávio (2013) for presenting the evaluation in EI in a proposal that highlights the child as the protagonist in the evaluation process and emphasizes the family as a great collaborator of that process. These authors also explain the types of records that can be used in the observation and monitoring of practices pedagogical. The survey results show how parents' conceptions regarding the assessment at the EI where the assessment is carried out as a way of reporting the child's learning process, demonstrating its development.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Avaliação na Educação Infantil
Família
CNPq: Ciências humanas
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35208
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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