Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35190
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Lições de mariscar e itinerâncias de aprender: a extensão universitária construindo a formação
Autor(es): Portela, Regina Lúcia dos Santos
Primeiro Orientador: Matos, Uilma Rodrigues de
Segundo Orientador: Sandoval, Claudia Rozo
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Uilma Rodrigues de
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Álamo
metadata.dc.contributor.referee3: Sandoval, Claudia Rozo
Resumo: Refletir a formação dos estudantes de graduação na perspectiva de superação dos desafios que a sociedade contemporânea apresenta, significa pensar uma formação profissional comprometida com os processos de mudanças. Este trabalho configura-se como uma pesquisa qualitativa que pretende analisar o lugar da extensão na formação universitária, discutindo o ensino superior como um processo acadêmico que não pode ser dissociado em seus aspectos formativos, ou seja, do ensino, assim como na geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos efetivados pela pesquisa. A partir de um Projeto de Extensão, Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade, ACCS, desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, FACED/UFBA, em comunidades de mulheres trabalhadoras da pesca artesanal na região do recôncavo baiano, foi possível entender em suas ações a formação de estudantes de graduação enquanto atuação sócio educacional em comunidade e produção de conhecimento. Tendo como perspectiva os aportes da “ecologia de saberes”, tal experiência oportunizou a criação de uma rede de saberes político-pedagógica entre demandas docentes, discentes, da universidade e comunidade. Sob esse viés tornou-se possível discutir a formação universitária e seus significados como processos de construções de aprendizagens na dinâmica da vida social. Possibilitou refletir a vinculação do exercício profissional à realidade em comunidades, como também entender a produção do conhecimento na dimensão pluriversitária, desestabilizando a cadeia hierárquica produzida nas universidades em relação ao conhecimento, caminhando na direção de outros/novos saberes. Os aspectos conclusivos ampliam a discussão acerca da extensão universitária como uma possibilidade capaz de vincular à responsabilidade social da universidade a formação de seus estudantes, uma formação mais humana e social.
Abstract: Reflecting the training of undergraduate students in the perspective of overcoming the challenges that contemporary society presents, means thinking about a professional training committed to the processes of change. This work is configured as a qualitative research that intends to analyze the place of extension in university education, discussing higher education as an academic process that cannot be dissociated from its formative aspects, that is, from teaching, as well as in the generation of new scientific and technological knowledge effected by the research. From an Extension Project, Curricular Action in Community and Society, ACCS, developed at the Faculty of Education of the Federal University of Bahia, FACED/UFBA, in communities of artisanal fishing workers in the Recôncavo region of Bahia, it was possible to understand in its actions, the training of undergraduate students as a socio-educational action in the community and production of knowledge. From the perspective of the contributions of the “ecology of knowledge”, such experience provided an opportunity to create a political-pedagogical knowledge network between professors, students, university and community demands. Under this bias, it became possible to discuss university education and its meanings as processes of construction of learning in the dynamics of social life. It made it possible to reflect on the link between professional practice and reality in communities, as well as understanding the production of knowledge in the pluriversity dimension, destabilizing the hierarchical chain produced in universities in relation to knowledge, moving towards other/new knowledge. The conclusive aspects expand the discussion about university extension as a possibility capable of linking the university's social responsibility to the formation of its students, a more human and social formation.
Palavras-chave: Extensão universitária
Comunidades de saberes
Formação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35190
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC REGINA PORTELA.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.