Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35189
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Literatura infantil afro-brasileira: relações étnicorraciais e autoestima das crianças negras do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Guimarães, Susana dos Anjos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Eduardo David de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Eduardo David de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Kátia Alves dos
metadata.dc.contributor.referee3: Damião, Flávia de Jesus
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico foi realizado com o objetivo de apresentar reflexões e discussões acerca da temática da Literatura Afro-brasileira na valorização da autoestima das crianças negras das séries iniciais do Ensino Fundamental. Seu objetivo geral é analisar a utilização das Literaturas Afro-brasileiras como práticas pedagógicas para a valorização da autoestima das crianças negras. Assim sendo, para a exploração da temática em questão foi realizado um estudo de natureza teórico-bibliográfico. Organizada em quatro capítulos, esta pesquisa abrangeu: ―O silenciamento de personagens negros na Literatura infantil‖ capitulo esse no qual trago um subtítulo que amplia a discussão no qual falo sobre ―as representações negativas dos negros nas obras de Monteiro Lobato‖, também discorro sobre ―a Lei 10.639/03 para o fortalecimento da autoestima das crianças negras‖ e discuto no subtítulo deste capitulo a questão da ―Literatura afro-brasileira para além das relações étnicorraciais‖. No capitulo seguinte realizo uma análise de algumas histórias infantis afro-brasileiras e no último capitulo destaco uma discussão que permeia toda esta pesquisa monográfica que é ―a importância da Literatura afro-brasileira na autoestima das crianças negras‖. Foi um exercício de pesquisa muito importante e satisfatória desencadeado para produção de trabalho de conclusão de curso, no qual tive um resultado positivo e onde o mesmo deverá ser aprofundado na continuidade da minha vida profissional e em buscas acadêmicas posteriores.
Resumen : This monographic work was carried out with the objective of presenting reflections and discussions on the theme of Afro-Brazilian Literature in the valorization of the self-esteem of black children in the initial series of Elementary School. Its general objective is to analyze the use of Afro-Brazilian Literatures as pedagogical practices for the valorization of the self-esteem of black children. Therefore, in order to explore the theme in question, a theoretical-bibliographic study was carried out. Organized in four chapters, this research covered: ―The silencing of black characters in children's literature‖ this chapter in which I bring a subtitle that expands the discussion in which I talk about ―the negative representations of blacks in the works of Monteiro Lobato‖, I also talk about ―Law 10.639/03 to strengthen the self-esteem of black children‖ and I discuss in the subtitle of this chapter the issue of ―Afro-Brazilian literature beyond ethnic-racial relations‖. In the next chapter I carry out an analysis of some Afro-Brazilian children's stories and in the last chapter I highlight a discussion that permeates all this monographic research that is "the importance of Afro-Brazilian Literature in the self-esteem of black children". It was a very important and satisfactory research exercise triggered by the production of a course conclusion work, in which I had a positive result and where it should be deepened in the continuity of my professional life and in later academic pursuits.
Palabras clave : Literatura afro-brasileira
crianças negras
Lei 10.639/03
Relações Étnicorraciais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35189
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia de Graduação .pdf831,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.