Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35188
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A(s) concepção(ões) e a importância da avaliação da aprendizagem para os profissionais de educação que respondem pelo ensino fundamental I de uma dada instituição de ensino particular da cidade de Salvador
Autor(es): Mendonça, Gabriela Costa
Primeiro Orientador: Alves, Iracy Maria de Azevedo
Segundo Orientador: Almeida, Samantha Nunes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Iracy Maria de Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Samantha Nunes de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Tenório, Robinson Moreira
Resumo: A Avaliação da Aprendizagem é um dos temas mais polêmicos na área de educação. Isto ocorre pela da dificuldade de uma prática docente avaliativa que prioriza significativamente a percepção do real aprendizado do educando na relação com o processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, a Avaliação da Aprendizagem deve proporcionar a tomada de decisões e a melhoria da qualidade do ensino. Uma prática avaliativa adequada deve ser entendida como um ato que tem como objetivo conhecer o aluno e ter condições de beneficiar o desenvolvimento do mesmo. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a(s) concepção(ões) e a importância da Avaliação da Aprendizagem para os Profissionais de Educação que respondem pelo Ensino Fundamental I de uma dada Instituição de Ensino Particular da Cidade de Salvador. Objetivos específicos almejou-se: analisar as funções da Avaliação da Aprendizagem na prática docente escolar; identificar os suportes teóricos que embasam a prática avaliativa dos educadores na escola em pesquisa; analisar a relação entre as concepções do corpo docente e gestão; e analisar a proposta pedagógica da instituição em Avaliação da Aprendizagem. Para tanto, foi utilizado como metodologia uma abordagem qualitativa com foco no Estudo de Caso, pois busca o entendimento do relacionamento dos fatores de cada situação. O trabalho revela o quanto é importante uma práxis reflexiva, por entre teorias e práticas, onde os professores devem refletir sobre seu trabalho permanentemente.
Abstract: Learning Assessment is one of the most controversial topics in the field of education. This is due to the difficulty of an evaluative teaching practice that significantly prioritizes the perception of the student's real learning in relation to the teaching-learning process. Therefore, the Learning Assessment should provide decision-making and improve the quality of teaching. An adequate evaluative practice should be understood as an act that aims to know the student and be able to benefit his development. The main objective of this work was to analyze the conception(s) and the importance of Learning Assessment for Education Professionals who are responsible for Elementary School I of a given Private Education Institution in the City of Salvador. Specific objectives sought to: analyze the functions of Learning Assessment in school teaching practice; to identify the theoretical supports that support the evaluative practice of educators in the research school; to analyze the relationship between the conceptions of the teaching staff and management; and to analyze the pedagogical proposal of the institution in Learning Assessment. Therefore, a qualitative approach was used as a methodology with a focus on the Case Study, as it seeks to understand the relationship between the factors of each situation. The work reveals how important a reflective praxis is, between theories and practices, where teachers must reflect on their work permanently.
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem
Ensino Fundamental I
Aprendizado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35188
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Mendonça - TCC 2014.pdf248,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.