Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35185
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A avaliação da aprendizagem da criança na educação infantil: um estudo bibliográfico
Autor(es): Britto, Priscila Costa de
Primeiro Orientador: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Marlene Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Monteiro, Heloísa Helena Tourinho
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Maria Izabel Souza
Resumo: O trabalho monográfico tem como tema a avaliação da aprendizagem da criança na Educação Infantil. Para avaliar na Educação Infantil é fundamental considerar o processo, ou seja, todas as etapas e não delimitar um dia para que a mesma ocorra. O percurso do trabalho foi composto pela realização de uma revisão de literatura com base em autores e especialistas em avaliação na Educação Infantil. Os principais estudiosos consultados foram: Amanda Cristina Teagno Lopes (2003), Maria Carmem Silveira Barbosa (2008), Hilda Micarello (2010) e Maria Clotilde Rossetti- Ferreira (2011). Com base nas proposições teóricas destes estudiosos sobre a temática abordada, buscou-se estabelecer um diálogo no sentido de se conhecer e compreender mais sobre a avaliação da aprendizagem da criança focando na Educação Infantil. Este estudo monográfico visa também apresentar conceitos, princípios e tipos de avaliação na Educação Infantil, além de abordar os instrumentos que podem ser utilizados para avaliar as crianças na Educação Infantil, tendo, por exemplo: o portfólio, a observação, os registros, dentre outros. Conclui-se ser de extrema importância que o professor reflita sua prática pedagógica durante todo o processo avaliativo, colaborando de forma significativa para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.
Abstract: The monographic work has as its theme the assessment of children's learning in Early Childhood Education. To evaluate in Early Childhood Education, it is essential to consider the process, that is, all stages and not set a day for it to occur. The course of the work was composed by carrying out a literature review based on authors and specialists in evaluation in Early Childhood Education. The main scholars consulted were: Amanda Cristina Teagno Lopes (2003), Maria Carmem Silveira Barbosa (2008), Hilda Micarello (2010) and Maria Clotilde Rossetti- Ferreira (2011). Based on the theoretical propositions of these scholars on the subject addressed, we sought to establish a dialogue in order to know and understand more about the assessment of children's learning, focusing on Early Childhood Education. This monographic study also aims to present concepts, principles and types of assessment in Early Childhood Education, in addition to addressing the instruments that can be used to assess children in Early Childhood Education, having, for example: the portfolio, observation, records, among others. . It is concluded that it is extremely important that the teacher reflects his pedagogical practice throughout the evaluation process, contributing significantly to the development and learning of children.
Palavras-chave: avaliação na Educação Infantil
Educação Infantil
Criança
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35185
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf404,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.