Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35184
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Raça, gênero, classe social: implicações pedagógocas no programa mulheres mil no IFBA
metadata.dc.creator: Ribeiro, Marilia Gabriela
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Eduardo David de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Eduardo David de
metadata.dc.contributor.referee2: Sandoval, Ana Claudia Rozzo
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Rosangela Costa
metadata.dc.description.resumo: Ousar é o termo que marca o trabalho que deu origem a esta monografia e trata, especificamente, do Programa Mulheres Mil-IFBA-2013, onde o corpo discente encontra-se em situação de vulnerabilidade social, com ênfase em seus pertencimentos étnicorracial, de gênero e de classe social. Nele, a autora comunga com essas mulheres as identidades, os problemas e a busca de soluções. Pesquisou-se sobre como a prática dos (as) professores (as) voluntários (as) no Programa produzem, ou não, implicações pedagógicas com recorte de gênero, raça e classe social, bem como de geração, habitação geográfica e drogadição. Para a realização da pesquisa foi utilizada a categoria pesquisa qualitativa, através da técnica de entrevista e análise documental. Foram entrevistados seis professores (as). De acordo com o resultado da pesquisa, levando-se em conta as entrevistas com os docentes e a consulta à literatura especializada, as práticas pedagógicas exercidas não se detêm de maneira qualificada, isto é, com abordagem específica, para às questões de gênero e raça e, com isso, não favorecem uma educação emancipatória, anti-sexista e anti-racista.
Abstract: Daring is the term that marks the work that gave rise to this monograph and deals, specifically, from the Thousand Women Program-IFBA-2013, where the student body is in a situation of social vulnerability, with emphasis on their ethnic-racial, gender and social class belonging. In it, the author shares with these women the identities, the problems and the search for solutions. Research was carried out on how the practice of volunteer teachers in the Program produce, or not, pedagogical implications with a focus on gender, race and social class, as well as generation, geographic housing, and drug addiction. To the carrying out the research, the qualitative research category was used, through the interview technique and document analysis. Six teachers were interviewed (at). According to the results of the research, taking into account the interviews with teachers and consultation of specialized literature, pedagogical practices exercised are not held in a qualified manner, that is, with a specific approach, to gender and race issues and, therefore, do not favor an education emancipatory, anti-sexist and anti-racist.
Keywords: Gênero
Raça
Programa Mulheres Mil
Classe Social
Prática pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35184
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Marilia.pdf2,65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.