Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35171
Tipo: Tese
Título: Escutar o sonho da palavra deElicura Chihuailaf: ecos da história, pensamento e gestos de um nütram
Autor(es): Chacón, Riacardo Horácio Piera
Primeiro Orientador: Costa, Suzane Lima
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Suzane Lima
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Carla Dameane Pereira de
metadata.dc.contributor.referee3: Azevedo, Luciene de Almeida
metadata.dc.contributor.referee4: Moreno, Luciana Sacramento
metadata.dc.contributor.referee5: Paraíso, Maria Hilda Baqueiro
Resumo: A presente tese tem por objetivo desenvolver um exercício de escuta da produção de palavra do poeta, pensador e ativista mapuche Elicura Chihuailaf. O texto toma como base para a conversação o livro Recado confidencial a los chilenos (1999; 2015), e o poemario De Sueños Azules y Contrasueños (1995; 2002). Em 2000, há dez anos do retorno à democracia no Chile, Chihuailaf publica o seu Recado, em um gesto que pretende denunciar o avanço de conglomerados nacionais e internacionais na construção de barragens e plantação de espécies exóticas, o qual tem redundado em uma paulatina desertificação do solo e na expropriação de terras ancestrais. Busca chamar atenção da opinião pública em um movimento escritural que pretende desestabilizar as assimetrias em que tem se pautado a vida social, política e cultural entre o povo chileno e o povo Mapuche, ao fazer evidente que a depredação movida por interesses econômicos tem deteriorado, também, as condições de vida da sociedade chilena em geral. A operação tem como fim último a aproximação entre os dois povos, baseada em uma revisão histórica e cultural, a qual deveria redundar na refundação de um Estado plurinacional. A gestualidade empregada na construção do Recado baseia-se, por sua vez, no modo de expressão ancestral do nütram, a conversação entendida como arte de escutar, retomado e atualizado em um fazer literário que o poeta nomeia de oralitura. O inespecífico traduzido na presença tanto de uma variedade de assuntos, modos de expressão e formas “proso-gráficas”, quanto do conhecimento do povo Mapuche, o kimün, aprendido da fonte ouvida à beira do fogão, são a matéria que desenha o nütram do poeta. Na procura pelo diálogo, a tese se constrói, então, como um exercício experimental de escrita, baseado em uma textualidade em que se justapõem traços do modo de expressão ancestral com formas convencionais da tese acadêmica ocidental. Nesse mesmo caminho, a tese toma como principal assunto a arte da palavra mapuche, sintetizadora do seu pensamento ancestral ressignificado por Chihuailaf, para revisar, por meio de uma mise-en-scène dessa diversidade acima aludida, a sua história, as formas e os campos de interesse pelos quais se manifesta na atualidade, e a maneira em que se constitui como a principal ferramenta para enfrentar o conflito denunciado pelo poeta no seu Recado. Dessa maneira, esta tese defende a ideia de que esse exercício de escuta pode revelar tanto possibilidades de questionamento do discurso oficial, como uma via para a superação de pressupostos enraizados, quanto outros caminhos para o exercício de crítica literária, a partir da ideia de “conversar com” em lugar de “analisar/discorrer sobre”. Assim, toda a conversação procura dialogar com as ideias, descrições, narrativas e poéticas encenadas por Chihuailaf, de maneira a fazer dessa voz o principal motor teórico da tese. O exercício de busca por outras formas de construir conhecimento na América Latina fundamenta-se, implicitamente, nas ideias de desobediência epistêmica, de Walter Mignolo (2010), descolonização e transmodernidade, de Enrique Dussel (1994, 2015), e práticas e discursos descolonizadores, de Silvia Rivera Cusicanqui (2010, 2018). A tese se apresenta, enfim, como uma forma singular de dialogar com a palavra mapuche do poeta, sem a pretensão de constituir-se em uma gestualidade aplicável a outros textos de autoria indígena ou ocidental.
Abstract: Esta tesis se propone como un ejercicio de escuchar la producción de palabra del poeta, pensador y activista mapuche Elicura Chihuailaf. El texto toma como base para la conversación el libro Recado confidencial a los chilenos (1999, 2015), y el poemario De Sueños Azules y Contrasueños (1995, 2002). En 2000, tras diez años del retorno a la democracia en Chile, Chihuailaf publica su Recado, en un gesto que pretende denunciar el avance de conglomerados nacionales e internacionales tanto en la construcción de represas como en la plantación de especies exóticas, de lo cual ha resultado una paulatina desertificación del suelo y la expropiación de tierras ancestrales. Busca llamar la atención de la opinión pública en un movimiento escritural que pretende desestabilizar las asimetrías en las que se ha pautado la vida social, política y cultural entre el pueblo mapuche y el pueblo chileno, al evidenciar que la depredación llevada a cabo por intereses económicos ha deteriorado, también, las condiciones de vida de la sociedad chilena en general. La operación parece tener como finalidad una aproximación entre los dos pueblos, basada en una revisión histórica y cultural, la cual debería conllevar la refundación de un Estado plurinacional. La gestualidad empleada en la construcción del Recado se basa, a su vez, en el modo de expresión ancestral nütram, la conversación entendida como arte de escuchar, retomado y actualizado en un quehacer literario que el poeta considera como “oralitura”. En busca del diálogo, la tesis se construye, entonces, como un ejercicio experimental de escritura, basado en una textualidad en la que se yuxtaponen trazos del modo de expresión ancestral con formas convencionales de la tesis académica occidental. Lo inespecífico traducido en la presencia de una variedad de asuntos, modos de expresión y formas “proso-gráficas” es marca fundamental de todo el organismo interno del nütram del poeta. De esta manera, la tesis toma como principal asunto el arte de la palabra mapuche, para revisar, mediante la puesta en escena de dicha diversidad, su historia, las formas y los campos de interés por los que se manifiesta actualmente, y la manera en la que se constituye como la principal herramienta para enfrentar el conflicto denunciado por el poeta en su Recado. Así, esta tesis defiende la idea de que ese ejercicio de escuchar puede revelar tanto posibilidades de cuestionamiento del discurso oficial, una vía para la superación de presupuestos arraigados, como otros caminos para el ejercicio de crítica literaria, a partir de la idea de “conversar con” en vez de “analizar/disertar sobre”. Toda la conversación procura seguir y dialogar con las ideas, descripciones, narrativas y poéticas escenificadas por Chihuailaf, de tal manera que es su voz el principal motor teórico de la tesis. El ejercicio de búsqueda de otras formas de construir conocimiento en América Latina se fundamenta, implícitamente, en las ideas de desobediencia epistémica, de Walter Mignolo (2010), descolonización y transmodernidad, de Enrique Dussel (1994, 2015), y prácticas y discursos descolonizadores, de Silvia Rivera Cusicanqui (2010, 2018). La tesis se presenta, en suma, como una forma singular de dialogar con la palabra mapuche del poeta, sin pretender constituirse una gestualidad aplicable a otros textos de autoría indígena u occidental.
Palavras-chave: Chihuailaf, Elicura - Estilo literário
Mapuche
Oralidade na literatura
Discurso direto na literatura
Conversação
Recado confidencial a los chilenos (Livro)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35171
Data do documento: 1-Dez-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL REVISADA PARA DEPÓSITO COM FICHA CATALOGRÁFICA CORRETA.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.