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Tipo: Tese
Título: Mediações didáticas de professores de Comunicação: um estudo de caso na Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Didactic mediations of professors of Communication: a case study at the Federal University of Bahia
Autor(es): Popoff, Sandra Constantin
Primeiro Orientador: D'Ávila, Cristina Maria
metadata.dc.contributor.referee1: D'Ávila, Cristina Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Lopes, Maria da Conceição Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee4: Leiro, Augusto Cesar Rios
metadata.dc.contributor.referee5: Trindade, Lúcia GraciaFerreira
Resumo: A tese aborda compreensões a respeito da Didática no Ensino Superior ancoradas em pesquisa de abordagem qualitativa com professores de Comunicação na Universidade Federal da Bahia. O tema se insere na área epistemológica da Didática e tem por objetivo: analisar compreensivamente a mediação didática de docentes do Curso de Comunicação e a mobilização de saberes didáticos que permeiam o processo de ensinar/aprender em sala de aula universitária. Para tal, desdobra-se em objetivos específicos: 1) identificar os saberes didáticos mobilizados pelos professores no processo de mediação didática; 2) compreender o fenômeno da comunicação didática de professores em sala de aula universitária; 3) conhecer como os professores medeiam conteúdos em aula. Assim, a pesquisa buscou compreender processos que envolvem a mediação didática, em particular do curso de graduação em Comunicação, partindo da problemática da imprecisão conceitual da Didática no Ensino Superior, com produção de informações obtidas mediante questionário com questões abertas e de escala qualitativa (Likert), observação em sala de aula e entrevista semiestruturada com três docentes participantes. As escolhas metodológicas qualitativas em estudo de caso, contribuíram para a compreensão resultante da problemática citada. Diante do conjunto de dados e fundamentações teóricas advindas da pesquisa, conceituou-se a Didática, para além da ciência do ensino, como comunicação estruturada para fins de ensino, lastreada por uma relação pedagógica mais ampla na qual o docente medeia tempos, modos e recursos em prol do engajamento de discentes no processo educativo. As informações produzidas apontam para três categorias: 1) interação participativa com metodologia engajadora processual convergente; 2) interação operativa; 3) interação dialógica reflexiva. Concluímos, sustentando a tese: o professor, em sua comunicação pessoal, singular e original, tem uma presença formativa fundamentada na própria natureza do que faz e é, como indivíduo e como profissional. Decorre disso que, pelo contato com o estilo de docência, pode-se ultrapassar o fenômeno ensinar/aprender para uma vivência de construção colaborativa de compreensões. Portanto, de modo subliminar, a comunicação do Ser docente, funciona como substrato para a mediação didática, manifesta na amplitude da cocriação da aula na medida da habilidade conferida pelos saberes didáticos envolvidos. Assim, a comunicação didática, distinta nos modos de expressão em cada profissional, aparece de modo subjacente aos saberes docentes. Conclui-se, que o conceito de comunicação didática, inserido no processo mediacional docente, tem em si a potencialidade e os recursos para fins de despertar no estudante o querer aprender.
Abstract: The thesis addresses understandings about Didactics in Higher Education based on qualitative research with professors of Communication at the Federal University of Bahia. The theme is part of the epistemological area of Didactics and aims to: comprehensively analyze the didactic mediation of teachers of Communication course and the mobilization of didactic knowledge that permeate the teaching-learning process in the university classroom. To this end, it unfolds in specific objectives: 1) identify the didactic knowledge mobilized by the teachers in the didactic mediation process; 2) understand the phenomenon of didactic communication of professors in the university classroom; 3) know how teachers mediate content in class. Thus, the research sought to understand processes that involve didactic mediation, particularly in the undergraduate course in Communication, starting from the problem of the conceptual imprecision of Didactics in Higher Education, with the production of information obtained through a questionnaire with open questions and of a qualitative scale (Likert), classroom observation and semi-structured interview with three participating professors. The qualitative methodological choices in the case study contributed to the resulting understanding of the aforementioned problem. In view of the set of data and theoretical foundations arising from the research, Didactics was conceptualized, beyond the science of teaching, as structured communication for teaching purposes, backed by a broader pedagogical relationship in which the teacher mediates times, modes and resources for the engagement of students in the educational process. The information produced points to three categories: 1) participatory interaction with a convergent procedural engagement methodology; 2) operative interaction; 3) reflexive dialogic interaction. We conclude, supporting the thesis: the teacher, in his personal, singular and original communication, has a formative presence based on the very nature of what he does and is, as an individual and as a professional. It follows from this that, through contact with the teaching style, one can go beyond the teaching-learning phenomenon to an experience of collaborative construction of understandings. Therefore, in a subliminal way, the communication of the teacher Being works as a substrate for the didactic mediation, manifested in the amplitude of the co-creation of the class in the measure of the skill conferred by the didactic knowledge involved. Thus, didactic communication, different in the modes of expression in each professional, appears in an underlying way to the teaching knowledge. It is concluded that the concept of didactic communication, inserted in the teaching mediation process, has in itself the potential and the resources to awaken in the student the desire to learn.
Palavras-chave: Comunicação
Didática
Pedagogia Universitária
Saberes Docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Citação: ABNT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35139
Data do documento: 24-Mar-2022
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