Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35130
Tipo: Tese
Título: Ambiências ludoestéticas: a arte visual na transformação do espaço escolar
Título(s) alternativo(s): Playful aesthetic ambiences: the visual arts transforming spaces at school
Ambiências ludoestéticas: l’art visuel dans la transformation de l’espace scolaire
Autor(es): Simões, Iaçanã Costa
Primeiro Orientador: Teixeira, Cristina Maria D´Ávila
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Inês Maria Henriques Guedes de
metadata.dc.contributor.referee1: Bitencourt, Mônica Lemos
metadata.dc.contributor.referee2: Canda, Cilene Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Cardoso, Marilete Calegari
metadata.dc.contributor.referee4: Macedo, Roberto Sidnei
metadata.dc.contributor.referee5: Xavier, Antonete Araújo Silva
Resumo: O presente estudo – Ambiências Ludoestéticas: a arte visual na transformação do espaço escolar – tem, como campo de pesquisa, a Escola Municipal Governador Roberto Santos, situada no Bairro do Cabula, em Salvador, Bahia. Objetivou compreender, mediante análise científica, como a criação de ambientes ludoestéticos por meio da arte e do brincar, são potenciais mobilizadores de transformação escolar, tanto no ponto de vista objetivo como subjetivo. Em geral, os ambientes públicos escolares não são propositalmente concebidos e nem sofrem intervenções com vistas a suprir necessidades qualitativas da infância, das quais as expressões lúdicas, artísticas e brincantes se inserem com relevância nesta fase de desenvolvimento. Diante disto, a pesquisa utiliza uma intervenção artística e coletiva no ambiente escolar do ensino fundamental 1, inserindo os alunos na criação dos ambientes. Ambicionou pois, compreender como as etapas construtivas e as interações das crianças com as ambiências ludoestéticas, geradas coletivamente com o suporte das artes visuais, implicam a transformação do ambiente educacional em questão. Buscou de forma específica: a) Mapear espaços degradados para as intervenções artísticas, lúdicas e estéticas no recinto escolar em investigação; b) Instituir um ambiente ludoestético e interativo, feito coletivamente com os alunos e pautado num projeto de intervenção e c) Analisar como as ambiências ludoestéticas podem contribuir para a educação escolar de ensino fundamental 1. A pesquisa utiliza abordagem qualitativa e se desdobra, fundamentalmente, na modalidade da etnopesquisa-ação implicada como método de investigação. Como dispositivos de pesquisa, insere a observação, diário de campo, questionários abertos, entrevistas e registros imagéticos. O estudo insere campos epistemológicos interseccionados entre a pedagogia e as artes visuais e traz como compreensões conclusivas aspectos entre a materialidade e a imaterialidade, de forma interligada. As transformações foram reveladas tanto no espaço físico, como nas atitudes comportamentais do público escolar, na conduta, na maneira de se relacionar com o espaço e com o outro, na percepção de como os sujeitos agiam e reagiam, antes, durante e depois das intervenções artísticas. Assim, ficou visível: pertencimento, participação, colaboração, preservação, zelo pelo patrimônio, afetuosidade, aprendizagens artísticas, aumento da autoestima escolar e de bem-estar. As mudanças estéticas, que engendraram a transformação física do espaço, proporcionaram e revelaram as transformações atitudinais e comportamentais, que se consolidaram devido ao elemento central e intrínseco: os estados positivos (sensações e emoções) geradas nos partícipes.
Abstract: The research field work of this current study – “Playful aesthetic ambiences: the visual arts transforming spaces at school” – takes place at Governor Roberto Santos Municipal School, located in the District of Cabula, in the capital city of Salvador, state of Bahia, Brazil. Based on scientific analysis, the primary goal of this study is to understand how the creation of playful aesthetic ambiences supported by art and playfulness are potential mobilizing forces able to transform the overall school environment not only in an objective fashion, but also in a subjective one. In general terms, public school spaces are neither intentionally conceived nor are they duly modified so as to fulfill qualitative childhood needs which call for the expression of playful, artistic, and ludic behavior that should be relevantly inserted in this stage of human development. Therefore, this research proposes to forge an artistic and collective intervention to the ambience of elementary schools, by involving students in the creation of such environment. Our utmost ambition is to understand how building stages and children’s interactions with playful ambiences created in a collective manner and supported by visual arts can result in the transformation of the educational environment. We aimed specifically at: a) mapping degraded spaces at the school under investigation so that they could be the object of artistic, playful, and aesthetic interventions; b) creating an interactive, playful aesthetic environment that is put together by the children in a collective effort, based on an intervention project; and c) analyzing how playful aesthetic ambiences can contribute to the educational process at elementary schools. The study approach is qualitative in nature and its basic method combines a mode of ethnicity research and implied actions. Resources include observation, field diaries, open questionnaires, interviews, and image records. The study also includes epistemological fields, which purport to intersect pedagogy and visual arts and conclusively sheds light onto tangible and non-tangible aspects that interconnect together. Transformation happened not only in the physical space, but also in the behavioral attitudes of students at school, by changing their conduct, the way they interacted with the environment and their peers, and the perception of how people acted and reacted before, during, and after the artistic space revamping. And therefore, visible results achieved were: a sense of belonging, more participation, collaboration, preservation, care with the premises, an overall feeling of affection among students, who became more prone to artistic learning, showed an increased self-esteem in the school setting and a general feeling of well-being. The aesthetic changes that produced the transformation of the physical space gave way and revealed a change in attitude and behavior, which was consolidated by an intrinsic central element: a positive mindset (sensations and emotions) generated by all participants.
Palavras-chave: Ambiências ludoestéticas.
Educação em arte
Artes Visuais
Brincar
Ludicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35130
Data do documento: 16-Mar-2022
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMBIÊNCIAS LUDOESTÉTICAS.pdf9,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.