Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMacedo, Társio Roberto-
dc.date.accessioned2022-04-25T12:49:33Z-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2022-04-25T12:49:33Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35115-
dc.description.abstractThe research construct of this thesis is based on video content shared on a network, which dialogues through elements of pop culture with historical narratives, with the television series Game of Thrones as a founding subsidy. The research on the agenda seeks to understand how comprehensive experiences are formed in the formation of History, in a network, having as a mediating device of interpretation the interactions on the YouTube channel with contents that relate pop culture and historical narratives from the mentioned TV series. Theoretical references from authors such as D’Ávila (2016), Santos (2013, 2015, 2016, 2019), Macedo (2006, 2010) were used. It is an ethnographic-inspired research (AMARAL, 2010; HINE, 2000, 2005, 2009; KOZINETS, 2010) on digital networks with analysis of hermeneutic-based content. The epistemological field to which this thesis belongs is the field of Education, specifically, the field of formation in History in cyberculture (MACEDO, 2013). Online diaries (BARBOSA, 2012; GUERRA and MACEDO, 2013; SANTOS, 2013) and participant observation (MACEDO, 2006) were used as devices to search for information. The categories of analysis based on hermeneutics or subsunitive notions that allowed the analysis of information were constructed in the research process (BRUYN, 1996; MACEDO, 2006). It was concluded that, based on the sub-subconscious notions, the playful-formative potentials are made explicit in the interactions built on YouTube, experienced via interpretations of the television series. Thus, the need to multiply the teaching of History and to understand in a more profound, playful and expanded way the formation in History is emphasized.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectGame of Thrones (Programa de televisãopt_BR
dc.subject.otherFormationpt_BR
dc.subject.otherCiberculturept_BR
dc.subject.otherHistory teachingpt_BR
dc.subject.otherPlayfulpt_BR
dc.titleExperiências formativas em História no YouTube inspiradas na série televisiva Game of Thronespt_BR
dc.title.alternativeFormative experiences in History on YouTube inspired by the TV series Game of Thronespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEnsino Aprendizagempt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2584950986779890pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Edméa Oliveira dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023554724278836pt_BR
dc.contributor.referee1Mussi, Amali de Angelis-
dc.contributor.referee2Ferreira, Carlos Augusto Lima-
dc.contributor.referee3Santos, Edméa Oliveira dos-
dc.contributor.referee4Guerra, Denise Moura de Jesus-
dc.contributor.referee5Zen, Giovana Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199861757137149pt_BR
dc.description.resumoO constructo de pesquisa da presente tese fundamenta-se em conteúdos de vídeo compartilhados em rede, que dialogam através de elementos da cultura pop com narrativas históricas, tendo a série televisiva Game of Thrones como subsídio fundante. A investigação em pauta busca compreender como se configuram experiências compreensivas na formação em História, em rede, tendo como dispositivo mediador de interpretação as interações no canal do YouTube com conteúdos que relacionam cultura pop e narrativas históricas a partir da série televisiva mencionada. Foram utilizados referenciais teóricos de autores como D’Ávila (2016), Santos (2013, 2015, 2016, 2019), Macedo (2006, 2010). Trata-se de uma pesquisa de inspiração etnográfica (AMARAL, 2010; HINE, 2000, 2005, 2009; KOZINETS, 2010) em redes digitais com análise de conteúdos de base hermenêutica. O campo epistemológico ao qual pertence a presente tese é o campo da Educação, especificamente, o campo da formação em História na cibercultura (MACEDO, 2013). Utilizou-se como dispositivos para busca de informações os diários online (BARBOSA, 2012; GUERRA e MACEDO, 2013; SANTOS, 2013) e observação participante (MACEDO, 2006). As categorias de análise de base hermenêutica ou noções subsunçoras que permitiram a análise das informações foram construídos no processo da pesquisa (BRUYN, 1996; MACEDO, 2006). Concluiu-se que, a partir das noções subsunçoras os potenciais lúdico-formativos se explicitam nas interações construídas no YouTube, experienciadas via interpretações da série televisiva. Ressalta-se, assim, a necessidade de se multirreferencializar o ensino de História e de se compreender de forma mais profunda, lúdica e ampliada a formação em História.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado.pdf3,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.